MADEIRA Meteorologia

Madeira regista decréscimo de 28,6% em pedidos de patentes submetidos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Dezembro 2021
12:17

Os dados estão incluídos no barómetro ‘Patentes Made in Portugal 2021’, realizado pela ‘Inventa’, empresa especializada em proteção de propriedade intelectual e direitos de autor.

De acordo com este estudo, a Região Autónoma da Madeira (RAM) decresceu 28,6% em pedidos de patentes submetidos no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), quando comparado com 2019.

Nestes dados, que advêm de uma análise às regiões portuguesas, e encontram-se incluídos no barómetro ‘Patentes Made in Portugal 2021’, foram analisados os pedidos submetidos no INPI, sendo que a região Norte voltou a consolidar a sua posição, tendo alcançado um aumento de 7% em 2020 nos pedidos nacionais. Já no que respeita aos pedidos de patente europeia, a região Norte teve um aumento de 12%, face ao período de 2019.

Por sua vez, a região do Alentejo teve um aumento de 90,3%, e a região Centro de 8,1%, já o Algarve registou um decréscimo na ordem dos 69,6% e a Área Metropolitana de Lisboa de 21,3%.

Os principais requerentes com origem em Portugal, com pedidos submetidos em 2020, são a Universidade do Minho e a Universidade do Porto que dividem a liderança no número de invenções apresentadas.

Os setores farmacêutico, de engenharia civil, de tecnologias médicas e da química orgânica fina são os que mais se destacam nos pedidos de patente com origem em Portugal, embora invenções relacionadas com tecnologias computacionais e comunicação digital estejam em franca ascensão.

Em termos gerais, comparando a posição de Portugal face a outros países europeus, o nosso país subiu nove posições no ranking europeu de pedidos de patente entre 2001 e 2019, o que corresponde a um aumento de sete vezes (em 2001, Portugal tinha 305 pedidos submetidos; em 2019 alcançou os 2150 pedidos). Muito embora não tenha alcançado o top 10 europeu, a taxa média de crescimento anual de pedidos com origem em Portugal foi de 10,8%. A liderar o ranking europeu encontram-se a Alemanha, França e Reino Unido, sendo que Portugal, em 2019, se encontrava no 20.º lugar.

Com o intuito de acompanhar a evolução dos pedidos de proteção de patentes em Portugal, a Inventa, consultora especializada em propriedade intelectual, lançou o Barómetro Patentes Made in Portugal 2021, que apresenta estatísticas e indicadores desde os anos 2001 até 2020. O barómetro apresenta uma visão geral dos pedidos com origem em Portugal, no país e no estrangeiro e revela ainda os principais requerentes de 2020 em Portugal.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas