OE2022: Governo convoca conferência de imprensa para as 17:30

O Governo marcou para hoje, às 17:30, uma conferência de imprensa sobre o Orçamento do Estado para 2022, na Presidência do Conselho de Ministros, em LisboaO Governo marcou para hoje, às 17:30, uma conferência de imprensa sobre o Orçamento do Estado para 2022, na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa

“Estarão presentes o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a ministra da Saúde, Marta Temido”, refere uma nota da secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares.

A nota foi enviada à comunicação social pouco antes de o Bloco de Esquerda anunciar que votará contra a proposta do Orçamento do Estado para 2022 se não existirem aproximações do Governo às propostas do partido.

A votação na generalidade está marcada para quarta-feira.

“Se até à próxima quarta-feira o Governo entender negociar o Orçamento do Estado, o Bloco de Esquerda responderá com disponibilidade e clareza para as soluções que aumentam os salários, que protegem o SNS e que garantem justiça para quem trabalhou toda a vida. Se o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços, o Bloco de Esquerda responderá pela sua gente – pelo povo que trabalha e pelo SNS que nos orgulha – e votará contra o Orçamento do Estado para 2022”, afirmou hoje a coordenadora do BE, Catarina Martins.

Para segunda-feira às 12:00 está marcada uma conferência de imprensa do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que apresentará o resultado do Comité Central, cuja ordem de trabalhos é a análise da "situação política e social” do país.

O PCP anunciou este ano pela primeira vez, desde o entendimento à esquerda feito há seis anos, o voto contra na generalidade, no caso de a proposta ser votada tal como foi entregue.