MADEIRA Meteorologia

“Retoma económica é indiscutível”

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Setembro 2021
5:00

A economia regional está a dar sinais de retoma. O secretário regional da Economia aponta alguns números e revela-se confiante no futuro.Rui Barreto

Ao intervir, quinta-feira, na inauguração de mais um edifício com a marca Socicorreia, o presidente do Governo Regional disse que “julho e agosto foram meses positivos para a Madeira”, com indicadores de que a retoma económica está a acontecer nos setores mais afetados pela pandemia, nomeadamente no turismo.

A fim de obter mais dados sobre o cenário económico que se está a desenhar, o JM procurou ouvir o secretário regional da Economia.

Em resposta, Rui Barreto é perentório ao dizer que “todos os indicadores estatísticos e económicos atestam, indiscutivelmente, a retoma económica na Região”.

“É já um facto indesmentível, quer pelos valores positivos e crescentes do Indicador Regional da Atividade Económica [IRAE], após vários meses com saldos negativos, quer no aumento do consumo interno, quer ainda no número de entrada de turistas e taxa de ocupação hoteleira”, declara ao JM.

Baseando-se nos dados mais recentes da Direção Regional de Estatística, o governante salienta que “o IRAE registou, no final do mês de maio, uma taxa de 14,2%, que é o valor mais alto desde que estes dados são contabilizados”. “Há 15 anos que não tínhamos valores tão positivos”, conclui.

Além disso, acrescenta ainda o secretário com a tutela da Economia, “no segundo trimestre de 2021, entre constituições e dissoluções de sociedades com sede na Região Autónoma da Madeira verificamos um saldo positivo de 159 sociedades”.

“Todos estes indicadores, resultam também do apoio que o Governo Regional reservou para apoiar as empresas, com mais de 230 milhões de euros que foram postos à disposição dos empresários madeirenses e porto-santenses”, refere Rui Barreto.

Também no capítulo do desemprego, o governante revela-se confiante no que ao futuro diz respeito. Segundo Rui Barreto, a estratégia do Governo Regional em apoiar as empresas e, desta forma, apoiar também a manutenção de milhares de postos de trabalho, permitiu que, nesta fase, a Região tenha uma “taxa de desemprego na ordem dos 8,4%, com tendência para descer ainda mais nos próximos meses, o que é muito positivo, face ao atual cenário macroeconómico”.

“É preciso não esquecer – acrescenta o governante – que a Região chegou a atingir uma taxa de desemprego na ordem dos 18,1% no período da ‘troika’, em que a economia continuou a funcionar, ainda que com algumas limitações, o que demonstra que o apoio às empresas, neste período de pandemia, permitiu que estas assegurassem a manutenção dos postos de trabalho”, refere.

Rui Barreto defende que é muito importante que os empresários “melhorem a oferta de emprego e denunciem quem recusa o trabalho”. Ao mesmo tempo, diz que o Governo Regional “continuará a monitorizar esta situação, por forma a que seja encontrado o melhor ponto de equilíbrio ao nível do mercado de trabalho”. “Não podemos ter empresários que dizem não encontrar mão de obra disponível e, por outro lado, ter uma longa lista de desempregados, o que poderá indiciar uma recusa indevida de ofertas de emprego”, alerta.

O secretário regional da Economia manifesta, ao JM, satisfação relativamente ao poder de compra da população.

Neste contexto, salienta “o facto de, no segundo trimestre, terem sido movimentados cerca de 450 milhões de euros, quer através de levantamentos, quer com compras com cartão multibanco, refletindo um aumento de 19% face ao trimestre anterior, o que mostra bem a retoma do consumo na Região”.

“Se a estes dados acrescentarmos ainda o consumo dos principais combustíveis, verificamos que, no segundo trimestre deste ano foram comercializados mais de 35,1 milhões de litros na Região, entre gasóleo e gasolina, traduzindo um aumento na ordem dos 50,4% quando comparado com igual período do ano anterior”, adianta.

Outro indicador de crescimento económico, são as vendas de cimento. Rui Barreto destaca aqui “os valores positivos registados a partir de março deste ano e mantendo essa tendência até ao início de junho, conforme a informação estatística disponível”.

Na referida inauguração, Miguel Albuquerque manifestou-se confiante na retoma e no crescimento económico regional que fazia questão de referir nas sucessivas intervenções públicas, antes do golpe dado pela pandemia.

 Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas