MADEIRA Meteorologia

Poncha, ‘selfies’ e reivindicações

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Junho 2021
5:00

Marcelo Rebelo de Sousa voltou, ontem, a reunir multidões, desta feita em Câmara de Lobos, cidade onde passou a tarde e assinalou o ‘Dia Mundial dos Oceanos’.

Antes de ouvir o povo ou de provar a poncha, cumprindo a tradição da terra, o chefe de Estado seguiu em passo rápido para o cais câmara-lobense, rodeado por entidades oficiais e jornalistas.

Ali, o Presidente da República ouviu com interesse as explicações do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) sobre as técnicas de investigação e mapeamento dos mares da Madeira, a utilização dos drones e da robótica aquática e subaquática, deslocando-se depois, a pé, para o Museu da Imprensa, onde decorreu a assinatura de dois protocolos, um deles uma parceria de cooperação entre o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Universidade da Madeira e a Arditi.

Pelo caminho, Marcelo atendeu às inúmeras solicitações para ‘selfies’, ouviu os populares e distribuiu sorrisos. O chefe de Estado foi recebido com abraços e beijos, já o líder do Governo não escapou a alguns reparos, com o tema da cerca sanitária a Câmara de Lobos em abril do ano passado a voltar à ordem do dia.

Ânimos sanados, o Presidente visitou a capela de Nossa Senhora da Conceição, mandada construir em 1420 por João Gonçalves Zarco, e nem ali escapou às selfies.

Seguiu-se a poncha em dois conhecidos bares câmara-lobenses. Marcelo não se limitou a matar saudades da bebida tradicional madeirense, ‘saltando’ para trás do balcão como ‘bom filho da terra’.

A caminho do Museu da Imprensa, houve ainda tempo para cantares, a cargo das senhoras da Universidade Sénior, e para visitar o Pestana Fisherman Village acompanhado pelo presidente do Governo Regional, pelo líder da autarquia e por Dionísio Pestana.

“A sua casa em Câmara de Lobos é aqui”, disse ao dono do Grupo Pestana a Marcelo Rebelo Sousa que seguiu caminho, sempre embalado pelo carinho dos populares.

Por Patrícia Gaspar

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas