MADEIRA Meteorologia

Todos contra decisão do Reino Unido

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Junho 2021
5:00

Dos partidos políticos, às associações, municípios e Governo, ninguém entende a retirada de Portugal da lista verde das viagens internacionais.

É "uma decisão cuja lógica não se alcança". Assim reagiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros à decisão do Reino Unido de retirar Portugal da "lista verde" das viagens internacionais, numa reação que retrata o sentimento de grande parte dos portugueses.

Ontem, ao longo do dia, a imprensa continuou a dar conta da perplexidade e preocupação de várias entidades, desde associações a municípios até ao comum cidadão.

Numa altura de retoma turística, a decisão do Reino Unido caiu que nem bomba, sobretudo entre os setores da hotelaria e da restauração.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) classificou a postura como incompreensível e alertou para os impactos da exclusão para o setor do Turismo.

"A decisão do Governo britânico de retirar Portugal da lista verde é uma péssima notícia, que não se compreende", defendeu, em comunicado, o presidente da AHP, Raul Martins.

Também os municípios do Algarve expressaram duras críticas à decisão britânica, manifestando a sua "surpresa" e vincando a sua "condenação" à opção do governo liderado por Boris Johnson.

Já o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, classificou como "política" a decisão do Reino Unido de retirar Portugal da "lista verde" de viagens, impondo quarentena a partir de terça-feira a quem chega a território britânico.

"É uma decisão que o Governo britânico tomou por uma questão de política interna e não por uma questão de risco", afirmou o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), citado pela Lusa.

João Fernandes frisou ainda que a justificação dada pelas autoridades do Reino Unido "não utiliza Portugal como referência" para as infeções de covid-19 e até Malta, "que tem uma incidência de nove casos por 100.000 habitantes, ficou de fora" da "lista verde".

"Estamos já a assistir a uma concentração de voos de repatriamento e a um cancelamento de voos para o período posterior e das reservas também em hotéis. Esperemos que esta medida seja revista o mais rápido possível, porque ela é de todo injusta", referiu.

Rio critica Câmara do Porto

O presidente do PSD acusou o Reino Unido de se estar "a portar muito mal" ao retirar Portugal da lista verde de viagens e criticou o Governo por permitir a realização da final da Liga dos Campeões.

"É evidente que nós temos todos de reprovar a atitude do Reino Unido que, no espaço de menos de 30 dias, pôs Portugal como um destino possível e agora retira Portugal como um destino seguro e no entretanto tivemos a final da Liga dos Campeões", apontou Rui Rio, acrescentando que "não há coincidências".

"Não podemos deixar de criticar as autoridades portuguesas, particularmente o Governo e a Câmara Municipal [do Porto] na exata medida em que estiveram aqui ao serviço do Reino Unido, justamente, para fazerem isto", sublinhou o líder do PSD.

Por Patrícia Gaspar

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas