MADEIRA Meteorologia

‘Unidos contra o Desperdício’

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Março 2021
5:00

O Governo Regional, através da Direção Regional dos Assuntos Sociais e da Direção de Serviços do Consumidor, aderiu ontem ao movimento ‘Unidos contra o Desperdício’, uma iniciativa cívica nacional que "une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar".

Este movimento congrega empresas, entidades, instituições e as várias gerações em torno do objetivo único de lutar contra o desperdício alimentar.

O anúncio foi feito no decorrer da conferência ‘Gente Bonita Come Fruta Feia - Estratégias de Combate ao Desperdício Alimentar’.

Augusta Aguiar, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, presidiu à sessão de abertura desta conferência. "Este é um tema que nos toca a todos, em especial nos dias de hoje, em que o contexto que vivemos teve reflexos em termos da vulnerabilidade social e económica de muitas famílias madeirenses e porto-santenses, cujos rendimentos foram afetados pela pandemia da covid-19", sublinhou.

A secretária regional lembrou que foi criada, em 2019, a Comissão Regional de Combate ao Desperdício Alimentar, face à necessidade de definição concreta de medidas regionais para o combate ao desperdício e perdas alimentares, medidas estas que, pela sua natureza, assumem uma necessária abordagem intersetorial e transversal e que integram, nos diferentes estágios da cadeia alimentar, preocupações de âmbito educacional, ambiental, de saúde e de combate à pobreza.

"Compete ao Governo Regional zelar pela defesa da população, numa ótica de informação acerca dos seus direitos e deveres em matéria de consumo dos bens e serviços colocados à sua disposição", referiu.

O fórum, ontem realizado, contou com a participação dos oradores Francisco Mello e Castro, mentor do projeto 'Movimento Unidos contra o Desperdício'; Isabel Carvalho Soares, mentora do projeto ‘Fruta Feia’; Raul Fernandes, presidente da Associação sociocultural ‘A FONTE’, e Renato Camacho, Chef do Savoy Palace, sendo moderadora do fórum a diretora da direção de Serviços do Consumidor, Cristina Silva.

A sessão de encerramento ficou a cargo da diretora regional dos Assuntos Sociais, Graça Moniz.

Por Patrícia Gaspar

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas