MADEIRA Meteorologia

‘Unidos contra o Desperdício’

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Março 2021
5:00

O Governo Regional, através da Direção Regional dos Assuntos Sociais e da Direção de Serviços do Consumidor, aderiu ontem ao movimento ‘Unidos contra o Desperdício’, uma iniciativa cívica nacional que "une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar".

Este movimento congrega empresas, entidades, instituições e as várias gerações em torno do objetivo único de lutar contra o desperdício alimentar.

O anúncio foi feito no decorrer da conferência ‘Gente Bonita Come Fruta Feia - Estratégias de Combate ao Desperdício Alimentar’.

Augusta Aguiar, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, presidiu à sessão de abertura desta conferência. "Este é um tema que nos toca a todos, em especial nos dias de hoje, em que o contexto que vivemos teve reflexos em termos da vulnerabilidade social e económica de muitas famílias madeirenses e porto-santenses, cujos rendimentos foram afetados pela pandemia da covid-19", sublinhou.

A secretária regional lembrou que foi criada, em 2019, a Comissão Regional de Combate ao Desperdício Alimentar, face à necessidade de definição concreta de medidas regionais para o combate ao desperdício e perdas alimentares, medidas estas que, pela sua natureza, assumem uma necessária abordagem intersetorial e transversal e que integram, nos diferentes estágios da cadeia alimentar, preocupações de âmbito educacional, ambiental, de saúde e de combate à pobreza.

"Compete ao Governo Regional zelar pela defesa da população, numa ótica de informação acerca dos seus direitos e deveres em matéria de consumo dos bens e serviços colocados à sua disposição", referiu.

O fórum, ontem realizado, contou com a participação dos oradores Francisco Mello e Castro, mentor do projeto 'Movimento Unidos contra o Desperdício'; Isabel Carvalho Soares, mentora do projeto ‘Fruta Feia’; Raul Fernandes, presidente da Associação sociocultural ‘A FONTE’, e Renato Camacho, Chef do Savoy Palace, sendo moderadora do fórum a diretora da direção de Serviços do Consumidor, Cristina Silva.

A sessão de encerramento ficou a cargo da diretora regional dos Assuntos Sociais, Graça Moniz.

Por Patrícia Gaspar

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas