Eduardo Jesus garantiu esta manhã, à margem da assinatura de um protocolo com a Startup Madeira, que a Região está neste momento a manter uma comunicação permanente com o exterior por forma a fazer com que a Madeira e o Porto Santo continuem no "radar dos mercados de origem".
O secretário regional revelou ainda que há um conjunto de iniciativas a desenvolver que só terão espaço no tempo quando os mercados estabilizarem sob o ponto de vista sanitário.
Com o Reino Unido "fechado" ao mundo e, sendo este, o "melhor e maior mercado para a Madeira", o governante diz que não pode ser feito muito mais do que aquilo que já é feito.
Contudo, revelou que a Madeira já está preparada, com "campanhas mais incisivas" para o momento em que as pessoas possam viajar.
Disse também que a Madeira tem vindo a se posicionar como uma das melhores regiões do país com maior desempenho turístico.
Um indicador que Eduardo Jesus considera ser bastante positivo, até porque, em plena pandemia, a Região conseguiu ter, em novembro passado, uma taxa de ocupação que rondou os 32% (Portugal, no seu todo, não atingiu, por exemplo, os 30%).
Sobre o Carnaval, Eduardo Jesus disse que, com as medidas que estão em vigor e devido ao facto desta festividade precisar de muito tempo para ser preparada, não seria possível, no início de fevereiro, levar avante com a sua concretização.
A partir do Carnaval e "sempre na dependência da evolução pandémica", há todo um calendário que o Governo pretende manter e realizar segundo o previsto.
Lúcia M. Silva