MADEIRA Meteorologia

Novo confinamento já custou 1 milhão de euros ao sector dos eventos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Janeiro 2021
14:20

O anúncio de um novo confinamento, no final da semana passada, já levou ao cancelamento de mais de 125 eventos, que representam perdas superiores a um milhão de euros, alerta a Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE).

Em comunicado, a entidade revelou que, "desde o anúncio do Governo sobre a aplicação de um novo confinamento geral, no final da semana passada, mais de 125 eventos já foram cancelados, significando desde logo perdas superiores a um milhão de euros na faturação das empresas do setor", reconhecendo que "teme que após a confirmação desta decisão o cenário piore substancialmente".

"Ao contrário do que acontece com outros setores de atividade, também bastante afetadas por este contexto, a verdade é que grande parte das nossas empresas estão praticamente sem trabalhar desde março do ano passado e algumas das medidas mais recentes tomadas pelo Governo, ao limitar eventos corporativos até cinco pessoas, por exemplo, só vieram destruir o pouco que havia", salientou Pedro Magalhães, presidente da APSTE.

O líder associativo lamentou que "agora, que começava a surgiu algum trabalho" e vários associados "já tinham eventos agendados até abril, surge esta nova ameaça de confinamento que significa a perda imediata de receitas fundamentais para a sobrevivência de várias empresas", lê-se na mesma nota.

Pedro Magalhães garante que o setor não está indiferente "à situação do país e ao problema sanitário que atravessa, mas é incrível como se parte para um novo confinamento geral quando a saúde financeira das empresas é praticamente inexistente".

Para o presidente da APSTE "os apoios não são suficientes para garantir a sobrevivência das empresas e a manutenção dos postos de trabalho, porque nada compensa a perda de receitas motivada pela proibição de trabalhar".

"Por isso está na hora do Governo começar a trabalhar connosco na criação das condições necessárias para que possamos trabalhar sem comprometer a saúde de ninguém", defendeu Paulo Magalhães, apontando "testes rápidos à entrada", a "obrigatoriedade de eventos ao ar livre", a "necessidade de garantir distanciamento de segurança e a utilização de máscara" como medidas importantes para que "os portugueses possam desfrutar dos seus eventos em segurança".

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas