MADEIRA Meteorologia

Vendas de alojamentos familiares batem recorde na Madeira

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
23 Dezembro 2024
11:20

Foram vendidos, no terceiro trimestre deste ano, um total de 977 alojamentos na Madeira, o que representa um aumento trimestral de 16,9% e homólogo de 11,4% sendo este o valor mais alto de sempre.

705 do total (72,2%) tratavam-se de alojamentos existentes, e os restas 272 (27,8%) novos alojamentos. Comparativamente ao trimestre anteriores, ambos os tipos evidenciaram evoluções, sendo que as vendas das habitações existentes aumentar 8,5% e as novas 46,2%. Comparativamente ao trimestre homólogo, as variações foram de +25,9% e -14,2%, respetivamente.

Quanto ao valor dos alojamentos transacionados fixou-se nos 232,8 milhões de euros (mais 23,2% que no trimestre anterior e mais 0,8% que no trimestre homólogo).

Nos novos alojamentos, o valor das vendas chegou aos 79,6 milhões de euros (+56,6% e -18,7% que nos trimestres anterior e homólogo, respetivamente), enquanto o relativo aos alojamentos existentes se fixou nos 153,3 milhões de euros (+11,0% e +34,2% face aos trimestres anterior e homólogo, pela mesma ordem).

No mesmo hiato temporal, as famílias madeirenses adquiriram 804 alojamentos habitacionais, mais 16,5% que no trimestre anterior e mais 12,6% que no mesmo período do ano passado. As transações desta natureza corresponderam a 198,9 milhões de euros, +25,4% que no trimestre anterior e +13,2% em relação ao 3.º trimestre de 2023.

Feitas as contas aos primeiros nove meses do ano, contabilizaram-se 2.509 alojamentos transacionados, no valor de 582,5 milhões de euros. Face ao mesmo período de 2023, traduz variações, pela mesma ordem, de -2,4% e de -1,8%.

No todo nacional, foram vendidos 40,9 mil imóveis, no terceiro trimestre de 2024, evidenciando um aumento trimestral de 10,2% e homólogo de 19,4%, gerando 9,1 milhões de euros, mais 14,9% que no trimestre anteriores e mais 28% que no trimestre homólogo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas