O ‘Tech Trends 2025 – O Amanhã Tecnológico da Madeira’, evento que decorre hoje e amanhã no Savoy Palace, numa iniciativa da MEO Empresas, contou com a apresentação do TutorAI, projeto pensado para introduzir a Inteligência Artificial (IA) nas escolas da Região.
A explicação ficou a cargo do ex-secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, que destacou que a IA representa um “desafio complexo”: “ou nos apropriamos da tecnologia e dos dados ou então somos absorvidos pelos mesmos”, alertou.
O responsável lembrou que o processo de transição digital já está em curso nas escolas da Região, onde “todos os alunos do 5.º ao 10.º ano usam apenas manuais digitais”.
O TutorAI surge como mais um passo neste caminho, tendo sido desenvolvido em parceria com a Google.O sistema é fechado e limitado aos conteúdos curriculares, podendo ser utilizado tanto por alunos como por professores. A ferramenta entrará numa fase piloto já este ano letivo em algumas escolas madeirenses.
Para além de apoiar o processo de ensino-aprendizagem, Jorge Carvalho sublinha a importância de formar professores para que estejam preparados para lidar com as novas tecnologias.“Ao desenvolvermos este projeto de tuturia IA, mais do que uma ferramenta auxiliar para os nossos alunos e os nossos professores, é uma condição de treino para que possam efetivamente em termos futuros, enquanto cidadãos e profissionais, darem o melhor uso às tecnologias e às ferramentas que lhes são disponibilizadas”, rematou.