MADEIRA Meteorologia

Taxa de poupança das famílias recua para 12,4% no 1.º trimestre

Data de publicação
24 Junho 2025
12:09

A taxa de poupança das famílias caiu 0,1 pontos percentuais no primeiro trimestre face ao anterior, para 12,4% do rendimento disponível, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional do INE, esta evolução deveu-se ao crescimento do Rendimento Disponível Bruto (RDB) das famílias, que aumentou 1,3% face ao trimestre anterior, “conjugado com o aumento de 1,5% da despesa de consumo final”.

A subida nas despesas de consumo final foi superior ao crescimento de 1,3% do RDB, sendo que as variáveis “estão em termos nominais, o que, no caso do consumo final, significa que a sua evolução é também influenciada pelo crescimento dos preços”.

Em termos reais, o consumo final aumentou 0,9% no ano acabado no 1.º trimestre de 2025, indica o INE.

Já a capacidade de financiamento das famílias fixou-se em 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB), menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas