MADEIRA Meteorologia

Taxa de inflação acelera para 2,3% em janeiro

Data de publicação
12 Fevereiro 2024
11:16

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou, em janeiro, uma variação homóloga de 2,3%, taxa superior em 0,9% à observada no mês de dezembro, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em notícia avançada pelo Notícias ao Minuto, contata-se que “esta aceleração é em parte explicada pelo aumento de preços da eletricidade e pelo fim da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais. Com base num exercício de natureza mecânica, estima-se que o impacto do fim da referida medida sobre a variação do IPC total tenha sido 0,7%”, esclarece o INE.

Segundo a mesma fonte, a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 0,2% e o índice referente aos produtos alimentares não transformados acelerou para 3,1%. A variação mensal do IPC foi nula e a variação média dos últimos doze meses diminuiu para 3,8%.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 2,5%, valor superior em 0,6% ao registado no mês anterior e inferior em 0,3% ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro.

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 2,7% em janeiro (3,1% em dezembro), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 3,6%).

O IHPC registou uma variação mensal de -0,2% (-0,7% no mês anterior e -0,8% em janeiro de 2023) e uma variação média dos últimos doze meses de 4,8% (5,3% no mês precedente).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas