A Startup Madeira está a dinamizar esta semana a 13ª edição do Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial, no âmbito do projeto rs4e - road show for entrepreneurship.
Esta iniciativa com duração de 3 dias, ocorre de 03 a 05 de abril, no Hotel Vila Galé Santa Cruz. Durante o evento, estudantes de Universidades e Institutos Politécnicos, de diferentes áreas de formação e nível de ensino (Licenciaturas, Pós-graduações, Mestrados ou Doutoramentos), serão colocados à prova. Criatividade, inovação, trabalho em equipa e dedicação a novas ideias são os ingredientes essenciais para que alunos do ensino superior possam testar a sua capacidade empreendedora.
A iniciativa promovida pelo Governo Regional da Madeira, através da Startup Madeira, é realizada em parceria com o AUDAX - Centro de Investigação e Apoio ao Empreendedorismo e Empresas Familiares do ISCTE /IUL, entidade esta responsável por diversas iniciativas a nível nacional que têm contribuído para o reforço do empreendedorismo na sociedade portuguesa. Ao longo dos três dias os alunos têm acesso a conteúdos teóricos divididos pelos seguintes módulos programáticos:
Módulo I - A Criação de Valor em Projetos Empresariais
Módulo II - Liderança e Team Building
Módulo III - Tecnologias e aplicações web-based
?Módulo IV - Inovação e Marketing
Módulo V - Ferramentas de análise financeira
Módulo VI - Como estruturar uma ideia de negócio?
Módulo VII - Técnicas de apresentação
Após a participação nos módulos teóricos, os alunos são convidados a desenvolver uma ideia negócio. Esta atividade será executada em pequenos grupos de trabalho multidisciplinares, auxiliados pelos docentes do ISCTE e pelos técnicos da Startup Madeira. No último dia do curso, os alunos irão apresentar a sua ideia de negócio a um júri formado por representantes dos promotores, parceiros e patrocinadores do rs4e, que selecionará os três melhores trabalhos desenvolvidos. A equipa classificada em primeiro lugar participará num programa de intercâmbio de opinião e experiências em empreendedorismo. Os segundos e terceiros classificados receberão prémios monetários oferecidos pelo Santander - patrocinador oficial do projeto rs4e - e SDM respetivamente.
Em números…
Este ano, a Startup Madeira recebeu 101 inscrições de alunos a frequentar as mais diversas universidades, tais como Universidade da Madeira, ISAL (Instituto Superior de Administração e Línguas), Universidade Católica Portuguesa, ISCTE, Escola Superior de Saúde do Alcoitão, entre outros. Dos 70 selecionados para esta edição 62 alunos frequentam a licenciatura, 7 mestrado e 1 Doutoramento.
E porque a multidisciplinaridade é tão importante para o empreendedorismo, contamos com 16 áreas de formação distintas. Educação Física e Desporto, Ciências da Educação, Engenharia Informática, Economia, Gestão e Comunicação Cultura e Organizações, são as áreas mais representadas. O grupo é composto por 54 mulheres e 16 homens, cuja média de idade é de 23 anos.
No primeiro dia, a abertura do evento ocorreu pelas 09h00 e contou com a presença de Carlos Soares Lopes, Presidente Executivo da Startup Madeira, e Pedro Sebastião, Presidente da Direção do AUDAX/ISCTE.
Pedro Sebastião realçou a importância de iniciativas como o rs4e, pois permite dinamizar regiões, alertar para oportunidades, fomentar a atitude empreendedora, como também o intra-empreendedorismo necessário ao desenvolvimento de ideias inovadoras em empresas existentes.
Para Carlos Soares Lopes, o fomento do empreendedorismo é de extrema importância pois estimula a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, o que pode impulsionar o crescimento económico. Outra vantagem deste programa é que ele ajuda a desenvolver habilidades e competências importantes para a vida pessoal e profissional, como criatividade, liderança, resiliência e capacidade de resolver problemas. Portanto, é fundamental que o empreendedorismo seja valorizado e incentivado em todas as áreas, desde a educação básica até o ensino superior. Assim, poderemos formar uma sociedade mais empreendedora e preparada para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável da Região.
O presidente executivo realçou ainda a importância de obter novos conhecimentos que permitem a preparação do mercado de trabalho, não só nos setores clássicos, como também nas áreas emergentes tais como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, sustentabilidade, indústria 4.0 e transição digital que representam a 4.ª Revolução Industrial.
Durante o primeiro dia, os alunos tiveram quatro módulos, em que aprenderam sobre criação de proposta de valor, liderança, team-building, inovação, marketing e tecnologias. Além dos módulos, os alunos iniciaram o seu trabalho em grupo, gerando e validando possíveis ideias de negócio.
Ao longo do segundo dia, foram abordados os temas de ferramentas de análise financeira, estruturação de ideias de negócio e técnicas de apresentação. Os participantes continuaram a trabalhar em grupo, visando a apresentação final do dia seguinte.
A participação neste curso não implica qualquer pagamento, pois esta é uma iniciativa que faz parte de um programa cofinanciado pela União Europeia e pelo Governo Regional da Madeira. O projeto rs4e - road show for entrepreneurship, desenvolvido pela Startup Madeira em parceria com diversas entidades públicas e privadas nacionais, decorre desde janeiro de 2006 e abrange o ensino básico, profissional, secundário e até à data já envolveu cerca de 27.000 alunos.