O Savoy Residence | Monumentalis, no Funchal, é o grande vencedor na categoria Empreendimento de Construção Nova – Habitação na VII Edição dos Prémios do Imobiliário Expresso/SIC Notícias, que contou com 60 projetos a concurso. A gala decorreu ontem, 5 de novembro, em Leiria e reconheceu projetos de excelência no setor imobiliário nacional.
Victor de Sousa, General Manager da AFA Real Estate, destacou que “este prémio é um reconhecimento do nosso compromisso em oferecer projetos de excelência, diferenciados, que contribuem para o desenvolvimento da Madeira. O Savoy Residence | Monumentalis é um exemplo claro da nossa visão de criar espaços que combinam qualidade, inovação e sustentabilidade”.
“Concluído em 2024, o empreendimento cria uma nova centralidade no Funchal, unindo zonas residenciais e comerciais, praças, jardins e áreas de lazer, sempre com vistas privilegiadas para o mar. Com 150 apartamentos e acessos pela Estrada Monumental e Rua Velha da Ajuda, destaca-se pela localização estratégica, grandes áreas ajardinadas, qualidade superior e atenção aos detalhes, oferecendo conforto, elegância e funcionalidade em cada espaço”, descreve o Grupo AFA, em comunicado.
Refira-se que “a sua arquitetura equilibra design e sofisticação, oferecendo tipologias de T1 a T4, todas com quartos em suíte e estacionamento em box privativo. Inclui ainda ginásio, piscina comum e apartamentos com piscina privativa. Materiais como betão aparente, pedra, vidro e água, em conjugação com a vasta diversidade da vegetação existente, reforçam a ligação à natureza, enquanto muitas varandas e terraços superam a dimensão do espaço interior, proporcionando a sensação de viver numa moradia”.
Além do mais, o Savoy Residence dispõe de 11.500 m² de áreas ajardinadas, incluindo um jardim comum de cerca de 3.500 m², espelhos de água, piscinas e zonas de lazer. Está associado aos serviços e à hospitalidade da Savoy Signature, oferecendo aos residentes um estilo de vida único através do Savoy Resident Card. O projeto é promovido pela AFA Real Estate e assinado pelos arquitetos da RH+ Arquitectos.
O empreendimento já recebeu outros reconhecimentos, incluindo menção honrosa nos Prémios SIL do Imobiliário 2025, promovidos pela Fundação AIP, e o Prémio ‘Habitação – Regiões Autónomas’ no Prémio Nacional do Imobiliário 2025, consolidando a sua posição de referência no mercado madeirense e nacional.
A sustentabilidade foi um pilar central do projeto. Em parceria com a TECHNAL, foram utilizados 67.600 kg de alumínio reciclado Hydro CIRCAL®, poupando 452.920 kg de emissões de CO₂, menos 78% em comparação com alumínio convencional, evidenciando o compromisso do empreendimento com práticas responsáveis e inovação ambiental.
Com esta distinção, o Savoy Residence reforça a sua posição como referência em habitação de luxo, proporcionando um estilo de vida urbano em perfeita harmonia com a natureza e a modernidade.