O Reid’s Palace, no Funchal, prepara a quadra natalícia com uma programação que junta criação artística em têxtil e propostas gastronómicas de assinatura, incluindo uma edição especial do tradicional chá da tarde.
Em nota enviada às redações, o hotel refere que “dezembro marca o início da época festiva (...) e com ela chegam duas grandes novidades, com enfoque ora na arte, ora na gastronomia”. De um lado, a colaboração com a artista têxtil Vanessa Barragão, que “transforma desperdício têxtil em tapeçarias” e foi desafiada a fazer “uma reinterpretação artística da tradicional árvore de Natal do Reid’s”. A peça ficará em exposição no lobby “ao longo de toda a quadra natalícia”.
Do lado da gastronomia, o destaque vai para a Tea Library, espaço recentemente inaugurado, que apresentará “uma seleção especial de bolos para take-away com assinatura de Benoit Blin” e uma “edição festiva exclusiva do famoso Chá da Tarde”.
Edição especial do Chá da Tarde
Entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, o hotel disponibiliza “uma edição especial do Chá da Tarde, desenhada pelo chefe pasteleiro do hotel, António Morgado, em colaboração com Benoit Blin”, chef francês ligado ao Le Manoir Aux Quat’Saisons e ao The Cadogan, conhecido também como jurado do programa televisivo Bake Off: The Professionals.
A nova Tea Library, descrita como “extensão do Chá da Tarde”, terá ainda “uma edição limitada de três bolos assinados pelo Chef Benoit Blin, também disponíveis para take-away”. A nota sublinha que esta oferta é “extensível a não hóspedes”, apontando, entre as propostas, “destaque particular para o bolo de pistáchio e framboesas”.
Árvore de Natal reinterpretada por Vanessa Barragão
Pela primeira vez em 134 anos de história, “a icónica árvore de Natal do Reid’s Palace será desenhada e criada por uma artista têxtil portuguesa”. Vanessa Barragão, “reconhecida (...) pela forma inovadora como cria peças de tecelagem de forma sustentável”, assina a peça central da decoração de 2025.
Segundo o hotel, “os vermelhos, os dourados e os verdes serão os tons principais da obra”, em conjugação com uma ornamentação que “este ano apenas utiliza elementos naturais e tradicionais do Natal madeirense”, como as flores “Manhãs-de-Páscoa”, “mais conhecidas mundialmente como Estrelícias de Natal”.
A artista estará presente no dia 7 de dezembro para “a abertura e inauguração oficial da Árvore de Natal”, num momento em que os convidados poderão “conhecer a mestra por trás da obra, desde as suas inspirações às técnicas usadas”, bem como provar “as edições exclusivas de pastelaria da Tea Library” e a carta especial de cocktails de Natal do 1891 Bar.
Natal e Fim de Ano com jantares de gala e música ao vivo
Na mesma nota, o hotel enumera ainda um “programa de eventos emocionantes para toda a família”. Na véspera de Natal está previsto um “Jantar de Gala Festivo” na The Dining Room, e no dia 25 o “Almoço de Natal” será servido no restaurante Pool Terrace, com música ao vivo e vista sobre o Atlântico.
Mantendo a tradição madeirense da “Véspera da Véspera”, a 30 de dezembro realiza-se um “Jantar de Gala da Véspera da Véspera”, que “começa com um cocktail no lobby e continua com um requintado jantar no The Dining Room”, prolongando-se depois no 1891 Bar, com música ao vivo.
Para 31 de dezembro, a proposta passa por uma noite inspirada nos “Loucos Anos Vinte”, com “uma noite de folia da Era do Jazz na The Dining Room”, um jantar de seis momentos com banda ao vivo e, à meia-noite, a possibilidade de assistir ao fogo de artifício do Funchal, antes de “dançar noite dentro ao som de um DJ”.
Paralelamente, estão previstos jantares de réveillon no William Restaurant, com estrela Michelin, e no Ristorante Villa Cipriani, ambos com vista sobre o espetáculo pirotécnico de fim de ano.