MADEIRA Meteorologia

Produtores podem candidatar-se a apoio de 9,9 ME face à língua azul e tempestade Kirk

Data de publicação
09 Abril 2025
15:44

Os produtores podem candidatar-se, a partir de hoje e até maio, a um apoio global de 9,9 milhões de euros para fazer face ao impacto da doença da língua azul e da tempestade Kirk.

“Com uma dotação orçamental de 9,9 milhões de euros, as candidaturas estarão abertas até à primeira semana de maio”, indicou o Ministério da Agricultura, numa nota enviada à Lusa.

Em causa está uma medida do Programa de Desenvolvimento Rural, com oito milhões de euros de dotação, que se destina aos produtores afetados com perdas iguais os superiores a 30%.

O aviso abre a partir das 17:00 de hoje.

Os produtores podem receber até 42.000 euros por exploração, para as culturas do milho, maçã e castanha.

As despesas elegíveis para este apoio são as efetuadas após a data da ocorrência da tempestade e da catástrofe. No caso da tempestade Kirk são os dias 09 e 10 de outubro de 2024.

Já os detentores de ovinos com quebras de rendimento abaixo de 30% podem beneficiar de uma ajuda global de 1,9 milhões de euros.

Conforme detalhou o executivo, o apoio é de 48 euros por ovino morto entre 05 de setembro de 2024 e 16 de janeiro de 2025, das explorações que notificaram à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Neste caso, os pedidos de apoio devem ser apresentados, até 09 de maio, no portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP). O aviso já se encontra aberto.

Foi também criada uma linha de crédito de cinco milhões de euros, com juros bonificados a 100%, para financiar a compra de reprodutores ovinos em explorações afetadas pela língua azul. O prazo de pagamento é de cinco anos.

O limite individual de crédito é de 120 euros por ovino reprodutor e de 240 euros no caso dos que são de raça autóctone.

Os apoios foram publicados em Diário da República no dia 13 de março.

“Graças à alteração ao regulamento do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), pedida por Portugal, podemos dar mais este apoio ao setor, incluindo uma medida dedicada à compensação pela perda do rendimento, abrangendo danos em culturas como o milho, maçã e castanha, prejuízos associados à língua azul e outros impactos significativos, incluindo para aqueles que foram abrangidos pelo critério dos 30%, provenientes do orçamento do Estado”, afirmou, citado no mesmo documento, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas