No âmbito da 8ª edição do Prémio BPI Fundação ‘la Caixa’ Solidário, foram distinguidos 26 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que, globalmente, vão receber apoios que ascendem a 1 milhão de euros.
As candidaturas vencedoras receberam, em média, cerca de 40 mil euros e vão apoiar diretamente, mais de 3.200 pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Prémio Solidário resulta de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ‘la Caixa’ e apoia o trabalho das entidades do terceiro sector, através do financiamento de projetos destinados a promover o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.
Entre os projetos vencedores encontram-se programas destinados a apoiar pessoas em situação de sem abrigo, vítimas de violência, com trajetos de conflito com a lei penal, migrantes ou refugiados, assim como famílias alargadas com crianças. Os projetos vão proporcionar respostas a necessidades sociais prementes, nomeadamente no domínio da satisfação de necessidades básicas, dos recursos de habitação de emergência e da empregabilidade, incluindo a criação de negócios sociais.
Todas as candidaturas que cumpriram os requisitos do Regulamento foram objeto de avaliação técnica e, posteriormente, as mais pontuadas foram submetidas a exame complementar por um grupo de mais de 2 dezenas de avaliadores colaboradores e reformados do BPI, em regime de voluntariado, uma prática exemplar e inovadora que enriquece o processo de avaliação e o processo de humanização do Banco. A seleção final dos projetos foi realizada por um júri que analisou as candidaturas e fez uma avaliação criteriosa dos projetos e das linhas de ação estabelecidas.
Desde o lançamento do Prémio Solidário, em 2016, foram premiados 181 projetos no valor de 6,4 milhões de euros, beneficiando 37.774 pessoas em situação de vulnerabilidade.