MADEIRA Meteorologia

Movimento de cargas com aumento de 18.279 toneladas

Data de publicação
17 Maio 2026
14:16

O movimento de mercadorias nos Portos da Madeira cresceu 5,57%, no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao período homólogo, de acordo com os dados revelados pela Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), empresa tutelada pela Secretaria Regional da Economia.

A subida é de 18.279 toneladas, impulsionado pela mercadoria contentorizada que representou, nos primeiros três meses deste ano, 207.190 toneladas. Foram mais 16.726 toneladas, 8,79%, do que no primeiro trimestre de 2025.

“Os Portos da Madeira continuam a afirmar-se como infraestruturas estratégicas para o desenvolvimento económico da região. São plataformas essenciais para o turismo, para o abastecimento e para a competitividade das nossas empresas”, destaca o secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues.

Os dados revelam, na ótica do governante, a confiança que os operadores logísticos e económicos depositam nos Portos da Madeira, “que continuam focados em garantir infraestruturas eficientes e serviços cada vez mais competitivos”.

Depois da mercadoria contentorizada, foram movimentados 1.401 contentores (mais 7,99% do que no primeiro trimestre de 2025). Neste mesmo período, houve subida também nos granéis líquidos (de 80.172 toneladas para 83.374 toneladas), o que significa um aumento de 3,99%. No sentido inverso, a entrada de granéis sólidos na Região sofreu uma ligeira queda, passando de 45.722 toneladas nos primeiros três meses de 2025 para 43.276 toneladas no arranque deste ano.

Todos estes resultados, nota o secretário regional, acontecem num período em que o principal porto regional de carga, o Caniçal, está em obras de beneficiação. “Mesmo com os inevitáveis constrangimentos causados pelas obras em curso no Porto do Caniçal, conseguimos superar os resultados do período homólogo, que já tinha sido um dos melhores de sempre”, sublinha, acrescentando que “este crescimento é particularmente significativo e revelador da resiliência da operação portuária, mas também da forma exemplar como toda a equipa da APRAM e os seus parceiros têm sabido adaptar-se, garantindo eficiência e continuidade no serviço”.

Em relação aos automóveis, os portos regionais movimentaram 3.153 viaturas de janeiro a março deste ano: 2.520 entradas e 633 saídas. Números ligeiramente inferiores ao primeiro trimestre de 2025, em que entraram na Região 2.629 viaturas e saíram 609

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

O I Fórum Regional Erasmus+ pôs em evidência o papel que a Madeira tem tido na aplicação deste programa. Secretária regional exorta a mais candidaturas,...

Mais Lidas

Últimas