Paulo Pereira, diretor do MEO IA Center, destacou, esta tarde, na ‘Tech Trends 2025 – O Amanhã Tecnológico da Madeira’, no Savoy Palace, a visão da empresa para a Inteligência Artificial (IA) e os seus benefícios reais para o negócio.
Recordou que, há cerca de um ano, foi criado o MEO IA Center, reunindo uma equipa especializada dedicada à adoção da IA como fator de vantagem competitiva. Segundo o responsável, já existem áreas prioritárias de investimento onde estão a ser desenvolvidos projetos, com destaque para a experiência do cliente e o crescimento do negócio.
Entre os resultados já alcançados, Paulo Pereira referiu alguns projetos em fase avançada. Um deles está relacionado com a capacitação dos técnicos no terreno, que passam a ser apoiados por um sistema de IA.
Esta solução permitirá aumentar a eficiência das equipas de call center, ao fornecer informação mais rápida e sintetizada, ajudando a resolver problemas com maior agilidade.
O projeto deverá entrar em funcionamento dentro de duas semanas.
Outro projeto em desenvolvimento, também direcionado para os agentes de call center, visa acelerar os processos de resolução de problemas. “Isto vai fazer toda a diferença no tempo que demoramos a responder ao cliente”, constatou.
Apesar dos avanços, Paulo Pereira reconhece que existem tarefas que continuarão a ser executadas por humanos. No entanto, defende uma adaptação progressiva e o desenvolvimento de soluções internas que combinem o melhor da tecnologia com a experiência humana.