As condições meteorológicas adversas que estão a afetar a Região e o Atlântico Norte, já provocaram o cancelamento de seis escalas de navios de cruzeiro, três delas programadas para este sábado: Oceania, Iona e Wind Star, informa a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.
Segundo a APRAM, os navios Oceania Marina, com 1.185 passageiros a bordo, Iona (5.344 passageiros) e o veleiro Wind Star (120 passageiros) desviaram a rota para evitar o mau tempo na Madeira.
O Marina, que está a realizar um cruzeiro de 56 dias com início em Roma e final em Miami, desviou para Arrecife (Ilhas Canárias), enquanto o Iona, seguiu para Cádis. Já o Wind Star, refez o itinerário e navega agora em direção a Gibraltar.
A meio da semana, o mau tempo no Atlântico motivou outros dois cancelamentos: o Marella Explorer 2, na quarta-feira, e o Seven Seas Grandeur, na quinta. O primeiro, navega com 1.800 passageiros, e o segundo transporta 700.
Quem chegou, foi o Vasco da Gama. Agenciado pela Transinsular, o navio de cruzeiro passou a noite de sexta-feira para sábado, no Cais 6 do Porto do Funchal. Entrou na baía da cidade pelas 18 horas de sexta-feira, acompanhado por um dos rebocadores da APRAM.
Com 1.385 pessoas a bordo (878 passageiros e 507 tripulantes), o navio prossegue viagem pelas 13:00 horas deste sábado, em direção a Santa Cruz de La Palma (ilhas Canárias). Pertence à portuguesa Mystic Cruises, tem 32 anos de serviço, e foi remodelado já este ano para dar resposta a um público premium. Está a realizar um cruzeiro à volta ao mundo de 175 dias.
Para este domingo, está agendada a escala do AIDAmar. Agenciado pela Blatas, o navio chega de Lisboa às 7:15 horas segue para Hamilton às 19:00 horas. Transporta 2.587 pessoas (1.970 passageiros e 617 tripulantes).