MADEIRA Meteorologia

Marques Mendes espera que MP abra investigação criminal ao caso Banif

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Novembro 2022
18:44

Durante a apresentação do livro 'O Governador' da autoria de Carlos Costa, ex-governador do Banco de Portugal, o comentador político Luís Marques Mendes defendeu que o Ministério Público deve abrir uma investigação criminal ao caso Banif a partir das informações que estão na obra.


"Espero bem que o Ministério Público possa ler os capítulos sobre o Banif e não pode deixar de abrir uma investigação criminal", disse Marques Mendes, acrescentando que este foi um "caso típico de abuso de poder".

"Por muito menos já vi o Ministério Público abrir inquéritos e constituir arguidos", afirmou o advogado, que aproveitou para culpar o Governo de António Costa por ter informado Bruxelas que o banco estava em resolução, quando o Banco de Portugal ainda não tinha tomado essa decisão. "Foi favorecimento premeditado ou só mera negligência?", questionou.



Recorde-se que o Banif foi vendido ao Santander Totta em 2015 por 150 milhões de euros no quadro da aplicação de uma medida de resolução. O negócio envolveu um total de 2,25 mil milhões de euros em apoios públicos, 1.766 mil milhões cobertos diretamente pelo Estado.

Hélder Teixeira

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que um animal seja alvo de um voto de pesar na Assembleia Legislativa da Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas