MADEIRA Meteorologia

Madeira volta a ser a região do país com a redução mais acentuada no número de desempregados

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Novembro 2023
15:32

A Madeira voltou a ser, em outubro, a região do País com a redução mais acentuada no número de desempregados face ao mesmo mês de 2022.

De acordo com a informação, hoje, publicada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Região regista menos 2.696 desempregados, apresentando a maior quebra de Portugal (26,6%).

No todo do País, apenas a Madeira e os Açores (-14,2%) viram decrescer o número de desempregados.

Se a comparação for feita com o mês de setembro, o número de inscritos no Instituto de Emprego da Madeira (IEM) sobe 0.6% contra os 1,1% de aumento registado no todo do País.

"O ligeiro aumento do desemprego na Região é influenciado pela transição de jovens para o mercado de trabalho. Em outubro, houve mais 34 candidatos a primeiro emprego do que em setembro (+0,6%), enquanto os inscritos para novo emprego ascenderam a sete (+0,1%)", explica Ana Sousa, secretária regional de Inclusão e Juventude.

Colocações sobem 9,8%

Em outubro o número de colocações aumentou, na Região, 9,8% face ao mês anterior, sendo este o segundo melhor resultado entre todas as regiões do País, apenas atrás do Algarve (+12,0%).

Relativamente ao tempo de inscrição, verificou-se, em comparação com o mês anterior, uma redução de 2,7% no número de desempregados de longa duração. O desemprego de longa duração representou, no final de outubro, 45,8% do total de inscritos (-1,5 p.p. do que em setembro).

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas