MADEIRA Meteorologia

Madeira recebeu 239 mil hóspedes em abril

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
29 Maio 2026
11:40

Os alojamentos turísticos da Madeira registaram, no mês de abril, a entrada de 238,8 mil hóspedes, que geraram 1.141,1 mil dormidas, números estes que representam variações homólogas positivas, na ordem dos 7,4% e 4,2%, respetivamente.

Dados da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), revelam que o setor da hotelaria concentrou a maior parte (63,6%) das dormidas (725,3 mil), o alojamento local 34,2% e o turismo no espaço rural 2,3%.

Feitas as contas aos primeiros quatro meses do ano que corre, somam-se já 758,1 mil hóspedes entrados na Madeira, o que representa uma subida de 8,5%, comparativamente ao mesmo período de 2025. Também as dormidas aumentaram em 2,9%, fixando-se em 3,8 milhões.

Em abril, no que toca às origens dos hóspedes, destacaram-se, com um peso superior, a Alemanha (19,9%), Portugal (17,7%) e o Reino Unido (13,0%). Já o mercado francês representou 9,9% do total, seguido-se o polaco (5,5%) e neerlandês (5,0%).

Quanto aos proveitos totais e os de aposento registaram crescimentos homólogos de 8,6% e 7,0%, respetivamente, fixando-se, pela mesma ordem, em 80,2 milhões e 58,1 milhões de euros. De janeiro a abril, os valores são de 258,0 milhões e 183,0 milhões de euros.

O rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) rondou, ainda no que ao mês passado diz respeito, 104,25 euros no conjunto do alojamento turístico (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas), 2,6% do que no mesmo mês do ano precedente. Entretanto, o rendimento médio por quarto utilizado (ADR) no alojamento turístico passou de 126,43 euros, em abril de 2025, a 133,44 euros, numa subidade de 5,5 pontos percentuais.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

João Gião é uma boa escolha para treinar o Nacional?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas