MADEIRA Meteorologia

Madeira e Sines juntos em projetos de transição digital do setor portuário

Data de publicação
30 Maio 2025
15:01

As administrações dos Portos da Madeira (APRAM, SA) e dos Portos de Sines e do Algarve (APS) vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de dois projetos ligados à transição digital do setor portuário.

O acordo, que será fechado através de um protocolo de colaboração a ser firmado entre as duas entidades, surge na sequência de uma reunião que responsáveis de ambas as entidades portuárias mantiveram esta quinta-feira, em Sines.

“É mais um passo concreto no processo de transição digital do Porto do Funchal”, destacou a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço. “Sines é um porto de referência internacional, que está na vanguarda na área da digitalização”, acrescentou, lembrando que este envolvimento está enquadrado no compromisso dos Portos da Madeira com a digitalização, descarbonização e transição energética.

“Temos vários projetos, no âmbito do PRR, que estão a ser desenvolvidos internamente, como o DUAL, o Green Ports Madeira, e outros com parceiros internacionais, como o SHIFT2DC”, detalhou Paula Cabaço, sublinhando que esta política integra os objetivos de sustentabilidade ambiental traçados pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional de Economia, para o setor portuário.

Madeira e Sines vão colaborar nas plataformas ‘Dados Abertos’ e ‘Control Tower’, ambas integradas na ‘Agenda Nexus’, um projeto de 91 milhões de euros liderado pela APS, que reúne 35 parceiros, e tem como grande objetivo contribuir para a transição digital do setor. Esta parceria vai permitir que o Porto de Sines desenvolva a plataforma ‘Control Tower’ com uma perspetiva mais abrangente, nomeadamente na área do mercado de cruzeiros, permitindo que a APRAM tenha acesso a indicadores estatísticos da sua atividade e mecanismo de previsão.

A reunião desta quinta-feira dos dois conselhos de administração contou ainda com a participação dos responsáveis pelos serviços de inovação e desenvolvimento de ambas as autoridades portuárias. Durante o encontro, decorreu uma visita ao ‘Porto Cyber Arena’, uma infraestrutura recentemente inaugurada, que pretende posicionar o Porto de Sines como um polo de formação e treino na resposta a incidentes de cibersegurança.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas