MADEIRA Meteorologia

Gala Michelin na Madeira contribui para posicionar região como destino gastronómico de referência

Data de publicação
30 Janeiro 2026
14:47

A Gala Guia Michelin Portugal 2026 está marcada para 10 de março, no Funchal, indicou hoje a organização, sublinhando que o evento contribui para posicionar a Madeira como destino culinário de referência a nível nacional e internacional.

“Esse é um grande objetivo e, portanto, vai estar em destaque a Madeira, as suas paisagens, a sua cultura, a sua gastronomia, os seus produtos, os seus ‘chefs’”, disse Nuno Ferreira, responsável pelas relações institucionais Michelin Portugal.

Em conferência de imprensa no Mercado dos Lavradores, no centro do Funchal, Nuno Ferreira explicou que todos os ‘chefs’ do Guia Michelin Portugal foram convidados para a cerimónia, no Hotel Savoy Palace, onde será servido um jantar para cerca de 500 pessoas, preparado por cinco ‘chefs’ madeirenses ou com atividade na Madeira.

O coordenador é o francês Benoit Sinthon, do restaurante Il Gallo d’Oro, distinguido com duas estrelas Michelin e uma estrela verde, sendo a equipa composta pelos ‘chefs’ Otávio Freitas, do restaurante Desarma (uma estrela), Francisco Avalada, do restaurante William (uma estrela), Júlio Pereira, do restaurante Ákua (recomendado), e João Dinis, do restaurante Casal da Penha (com selo Bib Gourmand, que assinala a boa relação preço-qualidade).

“A Madeira tem demonstrado um grande dinamismo ao longo dos anos e há que dar uma palavra também aos empresários da região, que apostam neste tipo de projetos de gastronomia de excelência”, realçou Nuno Ferreira.

O responsável sublinhou a importância da cerimónia também em termos de impacto na economia local, na medida em que movimentará cerca de 500 convidados, incluindo representantes de órgãos de comunicação social de vários países, críticos e figuras de relevo da gastronomia.

A gala do Guia Michelin é uma iniciativa onde são reveladas, de forma oficial, as novas estrelas Michelin atribuídas aos restaurantes de Portugal, bem como as menções no Guia Michelin, nomeadamente nas categorias recomendado e Bib Gourmand.

Este ano, a apresentadora da cerimónia é Daniela Ruah, atriz, realizadora e argumentista, atualmente a residir nos Estados Unidos, e a animação musical estará a cargo dos Napa, grupo originário da Madeira, vencedor do Festival da Canção de 2025, com o tema “Deslocado”.

A Madeira conta com três restaurantes identificados com estrela (Il Gallo d’Oro, Desarma e William), oito recomendados (Avista, Avista Ásia, Vila do Peixe, Horta, Ákua, Oxalis, Audax, Gazebo), e um com selo Bib Gourmand (Casal da Penha).

“Gostaríamos muito que fossem atribuídas mais algumas estrelas”, disse o ‘chef’ Benoit Sinthon aos jornalistas, acrescentando: “Acho que há restaurantes a crescer. Ao nível do recomendado e do Bib Gourmand, acho que o Guia Michelin andou na ilha à procura de novos estabelecimentos. Oxalá apareçam mais novidades boas”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas