O porto do Funchal amanheceu este sábado com um movimento de navios de cruzeiro significativo, registando a presença de vários navios de cruzeiro e um veleiro fundeado ao largo.
A norte, encontra-se o Amadea, que pernoitou na cidade. A sul, estão atracados o Arcadia e o MSC Musica, dois dos navios que mais visitantes têm trazido ao arquipélago nesta temporada.
Ao largo do Funchal mantêm-se fundeados o Le Bougainville, que realizou ontem a sua estreia no porto madeirense, e o veleiro Alexander Humboldt II, conhecido pelo seu porte distinto e pelas velas verdes que o tornam facilmente reconhecível.
Este conjunto de escalas confirma mais um dia de elevada atividade turística e marítima no porto do Funchal, com 7.271 pessoas.
“O Arcadia, com 1.917 passageiros e 851 tripulantes a bordo chegou pelas 7:00 horas, do porto espanhol de La Corunha, e permanece na Madeira até domingo, saindo para Santa Cruz de Tenerife às 16:00 de domingo. A realizar uma viagem de 16 dias, com início e final em Southampton (Reino Unido), o Arcadia tem o búlgaro Yuliyan Veselinov Kostov como capitão, e a agência Blatas responsável por esta escala de 33 horas no Funchal. Já o MSC Musica, a navegar com 3.484 pessoas a bordo, 2.533 das quais passageiros, entrou no porto às 8:00 horas, proveniente de Las Palmas de Gran Canaria. É agenciado pela JFM Shipping e vai passar o dia na pontinha, seguindo viagem às 17:00 horas para Santa Cruz de Tenerife. O capitão é o italiano Carmine Siviero”, nota a APRAM em comunicado à imprensa.
“Os dois juntam-se ao Amadea, que trouxe 466 passageiros e 317 tripulantes, ao Le Bougainville, que navega com136 passageiros e 120 tripulantes, e ao navio-escola Alexander Von Humboldt II, que tem 72 pessoas a bordo. Estes dois últimos vão ficar em fundeadouro, antes de seguirem viagem.
O Le Bougainvillem que chegou de Casablanca (Marrocos) parte às 14:00 horas em direção a Santa Cruz de La Palma. O Amadea tem saída prevista para as 13:00 horas para o mesmo destino, e o navio-escola vai continuar na Madeira até à próxima terça-feira, dia em que segue para Santa Cruz de Tenerife.
Domingo, o movimento no Porto do Funchal continua, com chegada do Vista, com 1.041 passageiros e 780 tripulantes”, é acrescentado no mesmo documento.