MADEIRA Meteorologia

Exportações caem 1,3% no 2.º trimestre, recuando pela 1.ª vez num ano

Data de publicação
29 Julho 2025
11:25

As exportações de bens caíram 1,3% no segundo trimestre, recuando pela primeira vez num ano, e as importações aumentaram 6,4%, em termos nominais e face ao período homólogo, segundo a estimativa rápida divulgada hoje pelo INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), se excluídas as transações TTE (transações com vista a ou na sequência de trabalhos por encomenda, sem transferência de propriedade), a quebra das exportações atingiu 1,7%, enquanto o acréscimo nas importações foi de 1,9%.

“Esta estimativa aponta para que as exportações de bens tenham recuado pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2024, tendo a variação do primeiro trimestre de 2025 atingido +7,7% (+0,9% sem TTE)”, nota o INE.

Já as importações de bens aumentaram pelo quinto trimestre consecutivo, embora tenham registado um “ligeiro abrandamento” face ao trimestre anterior, em que a variação homóloga foi de +7,0% (+5,8% quando excluídas as TTE).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas