José Gomes Ferreira, diretor ajunto de informação da SIC, João Duque, professor catedrático de finanças (ambos à distância) e Vera Barros e Maximiano Martins, economistas presentes no Centro de Congressos da Madeira, participam, neste momento, num debate sobre o crescimento económico / oportunidades e desafios, promovido no âmbito do Dia do Empresário Madeirense.
José Gomes Ferreira diz que vem aí um 'temporal' a todos os níveis. João Duque, por seu lado, diz que os indicadores do primeiro trimestre foram bons, principalmente para o turismo. Mas diz que o maior perigo para a economia portuguesa é o prolongamento da guerra, que trará várias consequências. O efeito maior far-se-á no quarto trimestre. Sem otimismo, partilha muita das preocupações de José Gomes Ferreira. Perspetiva um problema social grave devido à falta de mão de obra ativa e quando os que existirem vão dizer que se recusam a pagar ainda mais impostos.
Vera Barros diz que é preciso mudar muito. Já Maximiano Martins, que diz que o crescimento económico não pode ser visto a termos de curto prazo. "Nós, economistas, temos de olhar para longo prazo", referiu.
Carla Ribeiro