MADEIRA Meteorologia

Chábom impulsiona produtos madeirenses no cenário global

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
28 Maio 2025
19:22

O secretário regional da Economia efetuou hoje a segunda visita no âmbito do Roteiro Empresas Exportadoras, uma iniciativa que visa dar visibilidade às marcas regionais que apostam na afirmação dos seus produtos nos mercados externos.

Desta feita, José Manuel Rodrigues visitou a Chábom, com sede no Garachico, em Câmara de Lobos. Uma fábrica especializada na confeção de bolo de mel e broas de mel, iguarias incontornáveis da doçaria tradicional madeirense.

Na ocasião, o governante destacou “o trabalho extraordinário de promoção dos produtos da Madeira no exterior”, relevando a dedicação do chef Júlio Pereira, que adquiriu a Chábom em 2023. Desde então, a fábrica duplicou a sua produção e investimento, um sintoma claro da visão e do sentido empreendedor do proprietário, que, em conjunto com a sua equipa, conseguiu redimensionar a marca e torná-la mais apetecível, quer para o mercado regional quer para os mercados do continente e do estrangeiro.

Inovar e acrescentar valor a partir da tradição é possível, e até desejável, num esforço para “recuperar aquilo que são os produtos regionais de referência, dar-lhes escala de produção, explorar novos mercados, porque não há dúvida de que temos bons produtos. Às vezes, o que é necessário é trabalhar bem os mercados, e isso tem sido feito por esta empresa e por outras empresas.”, relevou José Manuel Rodrigues, acrescentando que “esse caminho deve ser prosseguido nos próximos anos”.

O empresário Júlio Pereira, afirmou, por seu turno, sentir-se satisfeito por poder “partilhar com o poder político” os “desafios diários e uma perspetiva de futuro”, valorizando a presença do secretário da Economia na fábrica, gesto que revela preocupação e interesse pela “visão” e “dores” do empresário, “e isso é de louvar”. Um dos grandes desafios da empresa, criada há 43 anos, e cujo volume de faturação anual ascende a 2,3 milhões de euros, é dar um passo ainda maior na capacidade de exportação, uma ambição que é possível concretizar, tendo em conta a sólida reputação, ligada à tradição e à própria cultura gastronómica, que os produtos têm junto dos turistas, nacionais e estrangeiros.

A Chábom já marca presença nas principais redes de distribuição do continente português, afirmando-se também em mercados internacionais, como os Estados Unidos da América, Inglaterra, África do Sul e Macau.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas