MADEIRA Meteorologia

Bancos já podem operacionalizar a Linha de Crédito INVESTE RAM 2020 PRR

Data de publicação
30 Maio 2025
13:04

O Banco Português de Fomento (BPF) informou, hoje, dia 30 de maio, que as Entidades Bancárias que aderiram à Linha de Crédito INVESTE RAM 2020 PRR podem começar a submeter as candidaturas, a partir das 10 horas, na plataforma informática (Portal Banca), informa a Secretaria Regional de Economia.

Desde modo, a Linha INVESTE RAM 2020 PRR, reforçada por aquela Secretaria, através do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), e com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), fica agora disponível para que os bancos possam submeter à aprovação das Sociedades de Garantia Mútua as candidaturas e posterior contratualização com as empresas.

A Linha de Crédito INVESTE RAM 2020 PRR, reforçada em 15,9 milhões de euros, volta assim a estar acessível para novas operações de financiamento, com vista a potenciar o investimento produtivo no tecido empresarial da Região, especialmente das Pequenas e Médias Empresas (PME), que compõem grande parte do tecido económico regional.

O apoio abrange empresas dos setores secundário e terciário, sendo o IDE a entidade gestora da linha, em articulação com as Sociedades de Garantia Mútua (SGM) e os bancos protocolados: ABanca, Bankinter, Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo (CCCAM), Caixa Geral de Depósitos, EuroBic, Millennium BCP, Novo Banco e Santander.

Este instrumento financeiro é altamente vantajoso, uma vez que minimiza o risco para as empresas e facilita o acesso ao financiamento através do sistema de garantia mútua que garante as operações em até 80% do montante do empréstimo.

Além disso, as empresas beneficiam de apoios públicos significativos, como uma bonificação base de 60% no spread contratado (com um máximo de 3,40%) e uma bonificação integral das comissões de garantia cobradas pelas Sociedades de Garantia Mútua (SGM), que podem chegar a 1,6%. Estas bonificações podem ainda ser majoradas em 20%, caso o projeto inclua a criação ou manutenção dos postos de trabalho, acrescido de 20% caso cumpra critérios de inovação definidos pela entidade gestora da linha.

Atualmente, a Linha de Crédito regista operações no valor de 34,5 milhões de euros de empréstimos aprovados, montante que será alavancado para um total de 50,4 milhões de euros, destinados a empréstimos a disponibilizar pelas entidades bancárias aderentes.

O período para aprovação de candidaturas decorrerá até 31 de dezembro de 2025.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas