MADEIRA Meteorologia

AR debate "especulação de preços dos bens essenciais" na 5.ª feira por proposta do PCP

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Março 2023
15:09

O PCP agendou para quinta-feira um debate de urgência sobre a "especulação de preços dos bens essenciais" e exige ao Governo medidas para travar esse aumento.

Em declarações aos jornalistas no final da conferência de líderes, que procedeu ao agendamento, a deputada do PCP Paula Santos referiu que o debate é sobre "a especulação dos preços de bens essenciais, nomeadamente dos bens alimentares, e as medidas que são necessárias para travar esta mesma especulação".

"Queremos exigir respostas para enfrentar esta situação e para aquilo que é necessário: controlar e fixar preços de bens essenciais, nomeadamente dos bens alimentares, aumentar salários, aumentar pensões, recuperar o poder de compra perdido", defendeu Paula Santos.

Para quinta-feira estavam já previstas declarações políticas, além do debate de uma petição e vários projetos de resolução sobre o Parque das Gerações, no município de Cascais (distrito de Lisboa).

Na próxima quarta-feira, dia 22 de março, decorrerá o debate preparatório do Conselho Europeu, com o primeiro-ministro, aproveitando a presença de António Costa no parlamento para o debate sobre política geral, que já estava agendado para esse dia.

Estas informações sobre os agendamentos do plenário da Assembleia da República foram transmitidas pela porta-voz da conferência de líderes, Maria da Luz Rosinha, no final da reunião de hoje.

No dia 29 de março o BE agendou uma interpelação ao Governo e no dia seguinte estão previstas declarações políticas e o debate de uma petição para tornar o crime de violação em crime público.

No dia 31 de março, além da reapreciação do decreto sobre a eutanásia, a Assembleia da República vai debruçar-se sobre projetos de resolução do PSD sobre a administração pública e e do PS sobre a apanha de perceves nas Berlengas e de polvo no Algarve, e um projeto de lei do Chega sobre a proibição da venda de madeira ardida.

O líder parlamentar do PS salientou que a iniciativa agendada pelos socialistas constitui um "aspeto que diz muito às comunidades piscatórias locais".

Em 05 de abril, o parlamento vai debater um projeto de lei do Governo sobre a transposição de uma diretiva sobre cooperação e fiscalidade, dois projetos de resolução da IL que se prendem com o regresso ao modelo de gestão em PPP dos hospitais de Loures, Braga e Vila Fanca de Xira e a gestão dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, um projeto de resolução do PCP pelo reforço da rede de equipamentos e serviços de apoio aos idosos e ainda um projeto de lei do BE pela integração do suplemento de recuperação processual no vencimento dos oficiais de justiça.

O líder parlamentar do BE referiu que a iniciativa dos bloquistas "visa responder a um dos fatores de crise atualmente no setor de justiça" e convidou os restantes partidos e ao Governo a "ajudar a apaziguar um setor tão fundamental" e a "dar um sinal positivo de valorização dos oficiais de justiça".

"Há uma grave em curso por parte dos oficiais de justiça, há uma ministra da Justiça desaparecida, sabe-se lá onde, e há um problema insanável", considerou, apontando que "estes profissionais estão há décadas com os seus salários cortados, por ver os seus direitos respeitados".

No dia seguinte o plenário decorrerá de manhã, com a fixação da ordem do dia pela IL, que ainda não indicou o tema, referiu a porta-voz da conferência de líderes.

A conferência de líderes volta a reunir-se no dia 29 de março.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que ainda se justifica que o dia anterior ao ato eleitoral seja de reflexão?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas