A Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM) realizou, entre os dias 10 e 16 de janeiro, uma missão empresarial a Hong Kong e Macau, que se traduziu no reforço de parcerias institucionais estratégicas, na assinatura de um Memorando de Entendimento com uma entidade chinesa de desenvolvimento económico e na projeção internacional dos resultados alcançados pelo consórcio eGames Lab.
A comitiva foi liderada pelo Presidente da Direção da ACIF-CCIM, António Jardim Fernandes, e integrou o Secretário-Geral, Assis Correia, tendo desenvolvido um programa centrado na internacionalização da economia madeirense, no aprofundamento das relações históricas luso-asiáticas e na promoção de projetos tecnológicos portugueses com potencial de impacto internacional.
De acordo com um comunicado de imprensa, a missão decorreu igualmente no contexto da apresentação e demonstração dos resultados do eGames Lab em Hong Kong, evidenciando a capacidade do consórcio em desenvolver soluções inovadoras nas áreas dos videojogos, tecnologias imersivas e indústrias criativas, com elevado interesse junto dos ecossistemas tecnológicos asiáticos, em particular com vista ao acesso ao mercado chinês dos videojogos.
Esta componente permitiu validar o interesse de entidades institucionais e económicas da região por projetos desenvolvidos em Portugal, reforçando o posicionamento do eGames Lab como plataforma de cooperação internacional entre empresas, centros de investigação e mercados globais.
Cooperação institucional com Macau e a Zona de Hengqin
Em Macau, a delegação da ACIF-CCIM realizou uma reunião institucional com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, num encontro com o seu Presidente, Carlos Sid Alves, que teve lugar na sede do Banco Nacional Ultramarino (BNU).
O encontro visou lançar as bases para o desenvolvimento de relações económicas e institucionais entre a Madeira e Macau, território onde Portugal mantém uma presença histórica com relevante expressão social e económica.
Ainda em Macau, o Presidente da Direção da ACIF-CCIM procedeu à assinatura de um Memorando de Entendimento com o Institute for Diversified Economic Development of Guangdong-Macao In-Depth Cooperation Zone in Hengqin, na Macau University of Science and Technology (MUST). Este acordo abre novas perspetivas de cooperação empresarial e institucional na Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong–Macau, uma das áreas económicas mais dinâmicas do sul da China.
A convite das entidades competentes da na Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong–Macau, a comitiva da ACIF-CCIM visitou igualmente o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), onde receberam informações sobre a atuação do Instituto e o tipo de produtos oriundos de Portugal que chegam à China, via Macau.
Contactos estratégicos e laços históricos em Hong Kong
Em Hong Kong, a missão incluiu uma visita institucional ao Clube Lusitano, onde foram reforçados os laços com a comunidade portuguesa local, reconhecendo o seu papel como ponte histórica entre Portugal e a Ásia.
A comitiva reuniu também com o Hong Kong Trade Development Council (HKTDC), entidade central na promoção do comércio e investimento internacional da região, tendo sido identificadas oportunidades de cooperação e de promoção empresarial, e acesso a mercados, nomeadamente nos setores tecnológico e criativo.
Impacto e enquadramento estratégico
Segundo a mesma nota, esta missão empresarial veio confirmar a importância de uma presença ativa e estratégica da Região Autónoma da Madeira nos mercados asiáticos, conjugando diplomacia económica, promoção empresarial e demonstração concreta de resultados em áreas tecnológicas de elevado crescimento.
Com esta iniciativa, a ACIF-CCIM reforça o seu papel enquanto agente de internacionalização do tecido empresarial madeirense, valorizando projetos estruturantes como o eGames Lab e afirmando a Madeira como um parceiro relevante nas relações económicas entre a Europa e a Ásia.