Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, garantiu hoje o apoio do executivo regional ao setor da agropecuária, para que seja possível aumentar a produção regional.
"A estratégia que temos seguido começou por ser adotada pela União Europeia", começou por anunciar o governante, referindo-se à automatização dos processos em diversos setores.
"A Europa agora aposta decisivamente na autonomia alimentar, energética, tecnológica e industrial para retomar a sua soberania e não ficar dependente de terceiros", aditou, realçando que também na Madeira a produção regional irá aumentar, conforme tem sido discutido em concertação com os empresários.
Segundo o líder do executivo madeirense, ha também uma apetência do consumidor para o que é local, o que se traduz na criação de mais postos de trabalho.
"A carne de frango produzida na Madeira é de melhor qualidade", atestou, frisando a maior frescura e celeridade com que chega ao consumidor.
Mais disse que o objetivo é que a Região incremente para a produção para responder a 90% das necessidades não só dos ovos, mas também de carne de frango.
Miguel Albuquerque reiterou ainda que existem terrenos que podiam apoiar, sem prejudicar ninguém, esta majoração da produção, que também terá de dar resposta aos turistas que visitam a Região e que consomem o que é local.
Para tal, disse que serão dados apoios específicos para tal incremento, bem como para ajudar estas empresas a fazer face à inflação nos custos da ração.
"Parte do PRODERAM vai ser canalizada para apoiar a contenção do aumento dos custos de produção", garantiu.
O governante falava à margem da inauguração do novo centro de abate da Sodriprave.
Edna Baptista