O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, revelou ontem à noite, em Miami, que o Governo Regional "investiu 16 milhões de euros" para ajudar os emigrantes e descendentes carenciados que chegaram à Região vindos da Venezuela nos últimos anos.
"Antes e depois da pandemia, nós continuamos a apoiar todos aqueles que chegavam à Madeira. Todos os emigrantes foram tratados como os madeirenses. tiveram um tratamento igual", começou por sublinhar o governante madeirense, num encontro com membros da comunidade madeirense naquela importante cidade do estado americano da Flórida, muitos dos quais com fortes ligações à Venezuela.
"Nós de um momento para o outro, recebemos cerca de 11 mil emigrantes e o investimento feito - e não vou falar em custos, pois na saúde é sempre um investimento - foi de 16 milhões de euros", adiantou, justificando que "havia gente que precisava de ser tratada, de ser operada ao coração, de fazer tratamentos oncológicos ou por causa de problemas renais".
"Posso dizer que nós tivemos situações de gente que chegou ao aeroporto e foi diretamente para o hospital do Funchal", precisou ainda.
Pedro Ramos reagia ao agradecimento feito pelo presidente do novel Portuguese Club de Miami, Daniel Ferreira, que no discurso de receção ao governante madeirense fez questão de agradecer o apoio dado pelas autoridades de saúde da Região "a centenas de emigrantes e descendentes carenciados".
"Falando em gratidão e excelência, queremos aproveitar este momento para felicitar, em nome de toda a comunidade portuguesa de Miami e do mundo, o dr. Pedro Ramos pelo seu constante apoio incondicional, enquanto secretário regipnal de Saúde, pela ajuda dada a centenas madeirenses e luso-descendentes carenciados na área da saúde, recebendo inúmeros benefícios em medicamentos e serviços e tratamentos médicos prestados".
"Um grande trabalho social, dr. Pedro, que poucos têm a visão e a capacidade de como tem feito", afirmou Daniel Ferreira.
Pedro Ramos, recorde-se, encontra-se em Miami depois de ter participado na 107.ª festa do Santíssimo Sacramento, em New Bedford, como convidado de honra e em representação do Governo Regional.
Na cidade da Flórida, recorde-se, tem vindo a emergir uma importante comunidade portuguesa, como atesta a criação, em maio passado, do Portuguese Club of Miami, e que conta com vários descendentes de madeirenses com raízes na Venezuela.
Leia mais sobre este tema na edição impressa desta quarta-feira.
Raul Caires