MADEIRA Meteorologia

Oposição: Já votaram 15% dos 1.554 venezuelanos inscritos na Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Outubro 2023
13:16

Até agora, já votaram 15% dos 1.554 venezuelanos inscritos na Madeira para as eleições primárias que irão eleger o candidato da oposição que irá defrontar Nicolas Maduro nas eleições venezuelanas de 2024.

A informação foi avançada aos microfones da 88.8 foi Carlos Fernandes, do comité local deste ato eleitoral, que explicou o que está em jogo:

"É um dia importantíssimo para a história da democracia na Venezuela, porque não é fácil fazer este tipo de processos entre partidos políticos. Estamos a falar de mais de 10 partidos políticos que chegaram a um consenso para ter um candidato único da oposição, mediante umas eleições primárias", explanou o responsável, que mais aclarou que neste ato estão presentes forças desde o centro-esquerda até à direita.

Segundo apontou, a plataforma unitária criou um mecanismo para que os cidadãos venezuelanos na Região pudessem inscrever-se, para depois ter a possibilidade de depositarem o seu voto.

"Este é um processo sustentado entre a sociedade civil e os partidos políticos", relevou.

As urnas abriram às 10 horas desta manhã e apenas fecharão às 18 horas.

De acordo com Carlos Fernandes, a afluência tem sido "regular", estando expectante que mais pessoas façam a sua escolha no resto do dia de hoje.

"Sabemos que muitas pessoas estão com dificuldades porque estão a trabalhar hoje e só temos um centro eleitoral para toda a ilha no Funchal", lamentou, constatando que pessoas dos concelhos mais longínquos têm de fazer muitos quilómetros para ali se dirigirem.

"Tem dificuldade um pouco não ter mais espaços eleitorais para exercerem o seu direito de voto", reconheceu, lembrando ainda que, de fora, ficam também os cidadãos a residir no Porto Santo, onde não existe mesa de voto, mas onde vivem cerca de 30 a 40 venezuelanos e lusodescendentes.

Edna Baptista/Flávio Matta

OPINIÃO EM DESTAQUE

HISTÓRIAS DA MINHA HISTÓRIA

3/01/2025 08:00

Ano novo, vida nova, dizemos nós, por estes dias, cheios de decisões e propósitos de abandonar os males que arrastávamos do ano, ou dos anos passados....

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do fogo-de-artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas