MADEIRA Meteorologia

Jardim Municipal do Funchal dá palco a ‘Homenagem às Migrações’

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
04 Setembro 2024
12:50

Esta sexta-feira, às 20h, a Associação Diáspora no Mundo (ADNM) apresenta a quinta edição do evento ‘Homenagem às Migrações’, no Auditório do Jardim Municipal do Funchal.

Com a participação de mais de setenta artistas, representantes de países como Letônia, Alemanha, Polônia, Ucrânia, Roménia, República Dominicana, México, Brasil, Estados Unidos, Equador, África do Sul, Venezuela e Portugal, este evento procura, segundo a organização, “valorizar aos portugueses espalhados pelo mundo e as diversas comunidades estrangeiras presentes no território português, emigrantes e imigrantes que tem contribuído no desenvolvimento socioeconómico e cultural das nações”.

“É um espaço para criar empatia e solidariedade com os nossos povos irmãos, onde valorizamos as culturas de cada país e fazemos um apelo ao respeito, à consideração, à união e à paz. Este palco é por e para todos, onde convidamos crianças, jovens e adultos; as famílias a fazer-se presentes. Oferecemos a oportunidade de mostrar os seus talentos e sempre o positivo que cada um tem”, aponta Lúcia Gomes, presidente da ADNM.

Pela organização, o Grupo de Danças e Canto ADNM, junto aos artistas Victor Huminic, Jorbis Perez, Jaqueline Camacho, Bachata in Madeira, Tarpuy, Agnese Alde, Carlos Sá, o Grupo Coral da Casa do Povo de São Martinho, a dupla Sandra&Ricardo com os seus músicos, Associação Cultural Recreativa Artística Baile Histórico, Associação Ucrânia com amor, são alguns dos nomes que vão estar presentes neste evento artístico-cultural, que será apresentado por JP Ramos e Nélia Gomes.

“Pelo quinto ano consecutivo, é possível realizar esta ‘Homenagem às Migrações’ com a parceria da Câmara Municipal do Funchal e da Casa do Povo de São Martinho, graças a colaboração do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Casa do Povo da Tabua, Banco Alimentar e de diversas instituições e empresas públicas e privadas que oferecem o seu contributo para concretizar esta iniciativa”, lê-se em nota enviada às redações.

Refira-se que a Associação Diáspora no mundo, foi criada no ano 2018, e é a instituição promotora da Palestra ‘Interculturas’, iniciativa desenvolvida já em diversas escolas e instituições da Região; da Mostra Regional do Bordado Madeira, em parceria com a Casa do Povo de São Martinho; dos Cursos de Danças e Canto, entre outras atividades realizadas ao longo do ano.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas