Amanhã, dia 22 de outubro, entre as 10h00 as 18h00, a comunidade venezuelana residente na Madeira é chamada a participar nas eleições primárias daquele país, no átrio da Câmara Municipal do Funchal, que disponibilizou o espaço para tal efeito.
Esta eleição visa escolher o candidato da oposição da República Bolivariana de Venezuela que irá, no próximo ano 2024, concorrer às eleições presidenciais do País.
A Comissão Regional das Primárias da Venezuela na Madeira, através do seu coordenador Carlos Fernandes e sua coordenadora adjunta Ana Cristina Monteiro, espera contar com a participação de 1554 pessoas, inscritas para este processo eleitoral quer na Comissão de Primarias, como aqueles que já estão inscritos no Registo Eleitoral Permanente da Venezuela e que também poderão participar.
O processo dentro e fora da Venezuela é gerido pela Comissão Nacional de Primárias, num esforço coletivo da sociedade civil e dos partidos políticos da oposição venezuelana, sem a participação de qualquer organismo oficial.
"Esta será uma oportunidade para que a comunidade Venezuelana residente na Região possa contribuir na escolha do próximo candidato presidencial, apelamos a nossa comunidade a participar massivamente neste próximo domingo, temos a oportunidade de definir o próximo candidato da oposição, o futuro está nas nossas mãos", lê-se em nota enviada à imprensa.
Estas eleições são realizadas em 80 cidades de 30 países, que poderão participar com seu voto na definição da candidatura da oposição para as eleições presidenciais de 2024, em 87 centros de votação, sendo Colômbia, Estados Unidos, Chile e Espanha com as maiores representações. A Madeira é a região do país com a maior quantidade de venezuelanos inscritos para vota neste próximo domingo.
Cerca de 400 mil venezuelanos estão aptos a votar no estrangeiro.