Dois madeirenses foram reconhecidos nos Prémios de Cidadão Português de 2022 da Austrália Ocidental, cuja gala decorreu no passado sábado no WA Portuguese Club, em Fremantle.
O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo empresário câmara-lobense Álvaro Basílio e pelo treinador de futebol calhetense Gary Faria foi reconhecido, respetivamente, com os prémios das categorias de Negócios e Desporto.
O galadrão com maior destaque, Cidadão do Ano, foi entregue a Isabel Faustino, natural de Lisboa. Os restantes prémios foram distribuídos pela professora setubalense Nélia Conceição (Artes e Cultura), pela astrofísica vianense Elisabete da Cunha (Profissão) pelo músico Rodrigo Prazeres (Juventude)
Estes prémios foram criados em 2019 pelo cônsul honorário de Portugal em Perth, John Da Silva, natural da Madalena do Mar, com o apoio do Portuguese Community Council of WA, do WA Portuguese Club e do Portuguese Social Club of Perth.
"Nós temos membros fantásticos da nossa comunidade a fazer coisas incríveis e este [prémios] é um meio de os reconhecer'', disse o cônsul.
"A cultura portuguesa local proporciona uma identidade e esta facilita entendimentos comuns, tradições e valores que contribuem para construir um sentido de identidade e solidariedade local, e esta noite foi fantástica em sublinhar tudo isto", acrescentou.
À margem da cerimónia, a conselheira da Diáspora Madeirense, Belinda Cipriano, entregou ao cônsul honorário um galhardete com o brasão da Madalena do Mar, que foi oferecido pelo presidente da Junta de Freguesia da Madalena do Mar, Ivo Ribeira.
Raul Caires