A deputada federal do Brasil Rosana Valle requereu ao Ministério das Relações Exteriores do seu país para a sejam adotadas "providências que viabilizem a instalação de repartição consular brasileira na Ilha da Madeira", na cidade do Funchal.
"A Ilha da Madeira, situada no Oceano Atlântico, possui uma importância estratégica e histórica na relação entre Brasil e Portugal. A comunidade brasileira na região tem crescido nos últimos anos, demonstrando uma estreita ligação cultural, econômica e social entre os dois países. Além disso, a Madeira é um destino relevante para turistas brasileiros, representando um elo significativo para o intercâmbio cultural e econômico entre nossas nações", começa por referir o requerimento formulado pela deputada, com data de 17 de outubro deste ano.
"Atualmente, mais de quinhentos brasileiros residem na Ilha da Madeira. Ocorre que, desde 2018 não existe consulado brasileiro na região, o que dificulta sobremaneira a vida desses brasileiros, que têm que se deslocar até o continente para tratar de assuntos consulares", observa-se no texto que aponta para "a relevância desses laços e a crescente presença brasileira na Ilha da Madeira".
"Essa iniciativa não apenas fortaleceria a cooperação bilateral, mas também facilitaria a promoção de interesses comuns, ampliando as oportunidades de colaboração em diversas áreas, incluindo comércio, turismo, educação, cultura e investimentos", remata nota.
Refira-se que Consulado Honorário do Brasil no Funchal fechou as portas em 2018, transferindo todas as atividades relativas a residentes brasileiros na Madeira para a Embaixada do Brasil, em Lisboa.
Raul Caires