Este está a ser um fim de semana de festa para a comunidade portuguesa no Reino Unido, com as celebrações do Divino Espírito Santo que ontem tiveram início e que contaram com a presença do diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes, e da presidente da Câmara Municipal da Calheta, Doroteia Leça.
Esta tradição, introduzida na comunidade portuguesa há mais de duas décadas, tem registado um crescimento contínuo de ano para ano, consolidando-se atualmente como uma das maiores e mais expressivas festividades portuguesas em todo o Reino Unido.
A componente cultural e de entretenimento foi um dos grandes destaques do fim de semana. O arraial foi abrilhantado pela atuação do grupo Canto a Canto, que viajou diretamente da ilha da Madeira para levar a esta comunidade os ritmos tradicionais da terra mãe. O cartaz musical ficou completo com as atuações do Grupo Tradições, Márcio Amaral, Roberto, Nelson Costa e Artur Carvalho.
Como dita a tradição secular destas festividades, um dos momentos mais aguardados e solenes foi a eleição do novo Imperador, como realçou ao JM José Sousa, membro da comissão de festas.
O testemunho foi passado a Leonardo Pita, emigrante natural da Ribeira Brava, que assume agora a honrosa responsabilidade de liderar a comissão organizadora e salvaguardar a continuidade desta grandiosa celebração para o ano de 2027.
Substitui, no cargo, a imperatriz Elena, natural de Câmara de Lobos, que nesta edição contou com o apoio incansável e o voluntariado de toda a comunidade local.
Com um balanço amplamente positivo, a Festa do Divino Espírito Santo na Igreja Scalabrini reafirma-se não apenas como um ato de fé, mas como um pilar essencial na preservação da identidade e união da comunidade portuguesa no Reino Unido.