MADEIRA Meteorologia

África do Sul: Joanesburgo perde iluminação pública e vê criminalidade a crescer

Joanesburgo, a ‘cidade do ouro’ ou ‘cidade luz’, como foi conhecida durante décadas, é considerada atualmente como uma a cidade perigosa e escura como breu, e onde a criminalidade cresce à medida que cada vez mais delinquentes desfrutam da escuridão, colocando em perigo de morte os seus residentes.

A cidade económica da África do Sul está dotada de milhares de postes de iluminação pública plenamente disfuncionais, desde alguns a esta parte, deixando moradores mais vulneráveis ao banditismo que continua a propagar-se sem fim à vista.

Um porta-voz da concessionária de energia ‘City Power’, revelou recentemente que havia um total de 270 mil postes de iluminação pública na área metropolitana de Joanesburgo, mas que, atualmente, menos de 30% se encontram em funcionamento, devido a ações criminosas. Isto significa que cerca de 81.000 postes de iluminação pública estão fora de serviço.

Em algumas áreas, as luzes não funcionam desde janeiro, segundo moradores de Ebony Park, em Midrand, uma situação que favorece os delinquentes e o consequente aumento significativo da atividade criminosa na área.

Tshepo Fufi, um residente naquele bairro, afirmou ao JM que “tiroteios, esfaqueamentos, roubos e assaltos à mão armada são uma constante, uma norma”.

“Estar na rua após o crepúsculo não é recomendável, é perigoso, e com a chegada do inverno, a noite cai mais cedo, perdemos a visibilidade e tornamo-nos ‘presa fácil’”, descreveu, observando que, além disso, os “criminosos não estão só nas ruas a coberto da escuridão, pois invadem e roubam as nossas residências de forma inclemente”.

Os semáforos, igualmente inoperacionais, constituem outra preocupação, pois tornaram-se num “ponto predileto para ataques a condutores”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora regional do Bloco de Esquerda
19/06/2024 08:00

O PSD-M anda a convocar as forças terrenas e celestes - aparentemente, neste jardim plantado no Atlântico, até Deus está cansado da democracia (só pode...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas