MADEIRA Meteorologia

Volta a Portugal: Jornalista Fernando Emílio homenageado por cumprir 50 edições

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Agosto 2023
12:42

O jornalista Fernado Emílio foi hoje homenageado pela organização da Volta a Portugal, por cumprir 50 edições na prova, recebendo ainda a medalha e o diploma de Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

"Pela longevidade, conhecimento da modalidade e dedicação garantindo enorme visibilidade à modalidade durante todo o ano, a organização da Volta a Portugal e a Federação Portuguesa de Ciclismo decidiram assinalar publicamente as 50 Voltas de Fernando Emílio", explicou a organização.

Conhecido como ‘Padrinho’ na caravana, por ter ajudado a formar várias gerações de jornalistas que acompanharam a Volta a Portugal, o alentejano de 76 anos iniciou o seu percurso ‘velocipédico’ nos Emissores Associados de Lisboa, em 1973, e passou pela Rádio Comercial (1975-2005), antes de tornar-se cronista do jornal A Bola.

"Foram muitos os que contribuíram para eu estar aqui. Nasci numa aldeia, com a quarta classe, e chegar onde cheguei... Há uma emoção, que é natural. São dias em que a gente treme um bocadinho por dentro", confessou.

Muito emocionado, recordou as "muitas histórias e aventuras": "sou do tempo das carroças. [...] Andava de café em café, de restaurante em restaurante, à procura de um telefone para fazer a reportagem".

"Tive grandes mestres: Fernando Correia, José Neves de Sousa, António Pedro, Ribeiro Cristóvão, David Borges, Artur Agostinho. Foram nomes que, na altura, eram os meus ídolos, e nunca pensei que um dia pudesse trabalhar com eles. Foi uma experiência única. É evidente que fui um bom aprendiz, hoje sou um razoável professor", disse.

Em Estremoz, antes do início da quarta etapa, que vai acabar em Castelo Branco, o mais veterano entre todos os profissionais da comunicação social presentes na 84.ª edição recebeu a medalha e o diploma de Sócio de Mérito da entidade federativa, insígnias atribuídas por deliberação tomada por unanimidade na última Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo.

"É um dia importante para o ciclismo português", declarou o presidente da FPC, considerando Emílio "uma referência" e enaltecendo o seu trabalho na defesa da modalidade.

Já o diretor da prova, Joaquim Gomes, definiu a homenagem de hoje, a "uma das figuras mais conhecidas do jornalismo português, como "um momento alto desta Volta", que decorre entre 09 e 20 de agosto, e que hoje cumpre e quarta etapa, uma ligação de 184,5 quilómetros entre Estremoz e Castelo Branco.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas