146 inscritos na sétima edição do "km Vertical do Fanal"

Decorreu esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Porto Moniz, a apresentação da sétima edição do KM Vertical do Fanal.

O VII km Vertical do Fanal, organizado numa parceria entre o Clube de Montanha do Funchal e o Município de Porto Moniz, é uma competição disputada em percurso predominantemente a subir, com um desnível positivo de 1.000 metros e uma distância aproximada de 3.980 metros entre a partida e a chegada.

O percurso tem início na localidade da Ribeira Funda, a cerca de 78m de altitude e termina junto à lagoa do Fanal, aos 1.078m de altitude. Sidónio Freitas, enalteceu o número de participantes naquela prova de índole regional e nacional que integra o calendário do Skyrunner Portugal Series Vertical, da Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo, Taça de Portugal – Vertical e Taça da Madeira - Vertical.

.146 é o número de inscritos para uma prova que contará com a presença de 3 atletas estrangeiros, provenientes do Reino Unido. Para o Vice-Presidente do Clube Montanha do Funchal a espetacularidade das paisagens que acompanham todo o percurso são o tónico principal para a inscrição de um número significativo de participantes atletas para aquela prova.

Para o diretor regional da Juventude e Desporto as sinergias criadas entre o Governo Regional e as autarquias, na organização deste tipo de eventos na Região, são cruciais para a promoção da Ilha da Madeira e dos seus municípios.

David Gomes concluiu destacando o excelente aproveitamento que a autarquia do Porto Moniz, em particular, tem feito no aproveitamento dos seus recursos naturais e paisagísticos, fazendo uso do Desporto para a promoção do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, começou por salientar a importância da parceria mantida entre o Município e o Clube de Montanha do Funchal, nos últimos 6 anos, sempre com a intenção de potenciar e afirmar o concelho do Porto Moniz como um destino de excelência no turismo ativo e na realização de eventos de montanha, dinamizando, desta forma, toda a economia local daquele concelho.

Para Luís Teixeira a importância que o núcleo de trail do Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz tem vindo a assumir no panorama regional muito tem contribuído para a promoção da prática desportiva naquele concelho do Norte da Região. A sétima edição do KM Vertical do Fanal vai para o terreno no dia 8 de setembro a partir das 10h00.