Sete veleiros zarpam amanhã para regata na ilha dourada

São sete os veleiros que amanhã, pelas 20h00, ao largo de Santa Cruz, zarpam com destino à ilha dourada. A Regata Porto Santo Line é a 5ª Prova da Taça da Madeira de Cruzeiros e conta com o patrocínio do Grupo Sousa, um parceiro logístico do Clube Naval do Funchal, informa esta última entidade em comunicado.

Na nota de imprensa, lê-se que a apresentação pública decorreu hoje na sede social na presença do Diretor Geral do Grupo Sousa - Rui Gouveia, do Comandante do Porto do Funchal - José Luís Cardoso, do Diretor Regional de Juventude e Desporto - David Gomes, do Presidente da Associação Regional de Vela da Madeira (ARVM) - Sérgio Jesus e do Vice-Comodoro do CNF - Marcelo Melim.

Lê-se ainda que segundo o representante da organização, o clube pretende manter a tradição na organização e dinamização de eventos e atividades náuticas junto de toda comunidade náutica e aproximar os jovens a esta modalidade.

“Enquanto instituição de utilidade pública e com o histórico de eventos náuticos, sentimos a responsabilidade de proporcionar, em conjunto com os nossos parceiros, momentos de usufruto de todo o mar que rodeia os madeirenses, aproximando os jovens à vela assim como dinamizar o sector e incentivar todos os seus praticantes para que não se perca este legado para as gerações futuras”, referiu Marcelo Melim.

David Gomes, começou por agradecer todos os contributos da Porto Santo Line ao desporto regional mas também pela parceria estabelecida com o Governo Regional e que tem sido um “válido parceiro” na quebra da sazonalidade do Porto Santo. De acordo com as declarações do Diretor Regional da Juventude e Desporto, está reconhecida a importância do desporto náutico para a RAM destacando o grande investimento do Governo Regional ao nível da frente mar, cujo expoente máximo foi a recuperação do Centro Náutico de São Lázaro”. David Gomes sublinhou ainda que o CNF é “dos melhores parceiros quem temos na RAM” por todo o contributo que tem dado nas diversas modalidades que ostenta e em particular no seu “ADN náutico”.

Sérgio Jesus, presidente da ARVM referiu que esta é uma regata com um grau de dificuldade acima da média, emblemática e com boa participação dos velejadores madeirenses. O representante da Associação felicitou o clube por reunir as condições para realizar esta que é a ultima regata da época.

Mais é informado no mencionado comunicado que o evento náutico, é organizado pelo Clube Naval do Funchal em parceria com Associação Regional de Vela da Madeira e está dividido em duas etapas num total de 33 milhas. A primeira etapa realiza-se já amanhã, quarta-feira, com cerca de 50 tripulantes a serem desafiados a velejar durante a noite, com ventos de nordeste a cerca de 20 nos, conforme previsões meteorológicas. A chegada ao Porto Santo está prevista para a madrugada de 15 de agosto, enquanto a segunda etapa, está agendada para as 12h00 de domingo, com regresso a Santa Cruz.

Entre a primeira e segunda etapa, realizar-se-á um convívio, na sexta-feira, dia 16 de agosto, junto à On Water Academy, na praia do Cabeço onde, para além do convívio entre os velejadores, toda a população poderá realizar gratuitamente atividades náuticas nomeadamente: stand up paddle surf, kayak ou vela ligeira em parceria com o Clube Naval do Porto Santo e do Clube Naval do Seixal. Estas atividades inserem-se no projeto Capiten, desenvolvido pela ACIF e que visa promover o desenvolvimento económico e a criação de emprego no setor náutico do Arco Atlântico.

A nota de imprensa conclui que a entrega de prémios da Regata Porto Santo Line está agendada para o dia 7 de setembro na sede social, antecedendo a já aguardada White Ocean Party. Conforme inscrições, será atribuído prémio ao primeiro classificado absoluto ORC, aos três primeiros classificados da classe ORC 1, 2, 3 e ao primeiro classificado da classe promoção A