Trail de Coração na Natureza está aí à porta

Decorreu no passado dia 15 de maio, na Escola Básica do Porto da Cruz, a apresentação oficial da V edição do Trail de Coração na Natureza, prova organizada pelo Clube Desportivo deste estabelecimento de ensino, que contou com a presença de diversas entidades.

O evento, que terá lugar no dia 19 de maio e é composto por seis provas de diferentes distâncias, surge como forma de promoção de hábitos de vida saudáveis e de preservação da Natureza. Desde a primeira edição, foi sempre propósito da escola organizar uma prova aberta a todas as idades e, estando a entidade organizadora integrada no contexto escolar, as camadas juvenis também merecem um lugar de destaque.

Assim nasceu o Trail Jovem de Coração na Natureza que vem crescendo ano após ano, contando com a adesão não só de elementos da nossa comunidade, como também do exterior.

Desta feita, o Trail Jovem, destinado aos mais novos, com idades compreendidas entre os seis e os dezassete anos, conta com três percursos pelo centro da acolhedora vila: 3km, 1000m e 500m. O Mini Trail, com 8km, estende-se pelos trilhos que ladeiam a freguesia, proporcionando aos participantes sublimes paisagens que harmonizam a serra e o mar. Já o Trail Curto, com 18 km, contempla as veredas do Porto da Cruz e São Roque do Faial, com uma beleza não menos deslumbrantes, particularizando-se a da madre Ribeira do Faial e da Levada do Castelejo. Por fim, o Trail Longo, com 25km, congrega trilhos compreendidos entre o Porto da Cruz, Faial e São Roque do Faial, com especial enfoque para a subida à emblemática montanha Penha d'Águia, que apresenta alguma dificuldade técnica, atendendo ao seu acentuado declive.

Atingiu-se o limite de inscrições, antes do dia previsto, totalizando-se 600 os atletas inscritos. A maior adesão foi para Trail Curto, com 225 participantes, seguindo-se a prova mais longa, com 182, e o Trail Jovem, com cerca de 100. Destaque-se a presença de alguns dos melhores atletas da região, cujos nomes figuram inúmeras vezes no topo das listas de classificações e presença vem já sendo habitual em edições anteriores.

Todas as provas suprarreferidas têm como linhas de partida e chegada o pátio principal da escola. A saída dos atletas da prova mais longa está agendada para as 8h, seguindo-se as duas distâncias inferiores, com uma hora de diferença, e a destinada aos mais jovens para as 12h. A entrega de prémios está prevista para as 14h.