João Rodrigues é um dos 19 nomes candidatos à Comissão de Atletas Olímpicospara o quadriénio 2017-2021.

 O canoísta Emanuel Silva, vice-campeão olímpico em Londres2012, e o velejador João Rodrigues, recordista português de presenças em Jogos Olímpicos, integram o lote de 19 candidatos à Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) para o quadriénio 2017-2021.

Emanuel Silva, que juntamente com Fernando Pimenta foi medalha de prata em K1 1.000, e João Rodrigues, que no Rio2016 completou a sétima olimpíada consecutiva, estão entre os mais experientes candidatos à estrutura que representa os atletas olímpicos lusos, que contará com nove elementos.

A vela domina o lote de pretendentes ao ato eleitoral de 27 de abril, na sede do Comité Olímpico de Portugal, com um grupo que inclui ainda Afonso Domingos, Joana Pratas, José Luís Costa, Rita Gonçalves e Sara Mota Carmo.

Pelo atletismo, a modalidade mais representada em cada uma das edições e que é responsável pelas únicas quatro medalhas de ouro portuguesas nos Jogos, concorrem Jéssica Augusto, Susana Feitor e Daniela Cardoso.

Os triatletas João Pereira e João Silva e os judocas Pedro Dias e Sergiu Oleinic também vão a votos, tal como o Artur Hanse (esqui), David Rosa (ciclismo BTT), Gonçalo Carvalho (equestre), Telma Santos (badminton) e Rui Bragança (taekwondo).

São eleitores os atletas que tenham participado em pelo menos uma das edições dos Jogos Olímpicos a partir de Atenas2004 ou Jogos Olímpicos de Inverno de Turim2006.

Também podem votar as associações de praticantes de desportos do programa olímpico, caso existam, que não participaram nas referidas edições dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Olímpicos de Inverno.

De acordo com o regulamento da CAO, ambos os géneros – masculino e feminino - devem estar representados na estrutura diretiva, que deve contemplar o máximo de desportos do Programa dos Jogos Olímpicos ou Jogos Olímpicos de Inverno, não devendo estar representados mais do que dois atletas por modalidade.

O presidente, vice-presidente e secretário-geral serão cooptados entre a nova comissão diretiva que vai tomar posse a 03 de maio.