PSP intercetou 37 adeptos 'encarnados' no Sporting-Benfica de futsal

Daniel Faria

A PSP identificou e interceptou 37 adeptos do Benfica, no dia 18 de Novembro, às 19h00, no complexo desportivo Alvalade XXI, Pavilhão João Rocha, onde decorreu o jogo 6 do Grupo C da UEFA Champions League de Futsal, opondo as equipas profissionais do SL Benfica e do Sporting CP. Este desafio foi classificado de risco elevado, atendendo à previsão do número de assistentes (cerca de 2 764 espectadores), a sua mediatização, o risco associado e a legislação em vigor.

Este grupo de adeptos que envergavam trajes escuros e camisolas com capuzes – foi imediatamente identificado como pertencente a um dos Grupos Organizados de Adeptos (GOA), afecto ao SL Benfica. Os adeptos intercetados tinham barretes tipo "passa-montanhas" (que permitem ocultar a identidade), proteções de dentes (do tipo das usadas, nomeadamente, pelos praticantes boxe), luvas de "motociclista" (com proteção rígida da zonas dos nós dos dedos), gorros "tipo ninja" (vulgo balaclavas), entre outros objetos que permitiam indiciar intenção ou predisposição para a prática de ações violentas.
Os suspeitos foram conduzidos ao departamento policial de Telheiras, onde foram devidamente identificados, tendo sido detido e constituído arguido um dos indivíduos, por resistência e coacção à autoridade policial. O processo correrá termos em sede própria, continuando esta Polícia as necessárias investigações.
Salienta-se que, relativamente ao espectáculo desportivo, não se registou mais nenhuma ocorrência de relevo.