32 equipas participaram na primeira prova da Taça da Madeira de Rogaining

O Caniçal recebeu, entre 1 e 2 de abril, a primeira prova da Taça da Madeira de Rogaining 2017, com a participação de 32 equipas que envolveram 80 participantes.

Num mapa com cerca de três km2 a organização distribuiu 31 postos de controlo, cada com uma pontuação em razão da distância e da dificuldade técnica, sendo a partida para todas as equipas em simultâneo, cada equipa define o percurso que entender para registar postos de controlo, com o objetivo de obter a maior pontuação possível no tempo pré-definido que nesta prova eram duas horas para os percursos principais e uma hora para o percurso de promoção.

Destaque para a participação de 21 equipas de escalões federados e 11 na promoção.
A competição foi muita apesar de estratégias e percursos diversos. Na competição de equipas masculinas Elite, duas equipas do Clube Aventura da Madeira nas primeiras posições, primeiro Nelson Baroca/Xavier Vieira e em segundo João Gomes/David Henriques/Fábio Caires, ambas com a pontuação máxima da prova 244 pontos, sendo o desempate pelo melhor tempo. Na terceira posição a ACD Jardim da Serra (António Abreu/Rubim Gonçalves) a 8 pontos.

Nos femininos Elite, a vitória foi para a equipa do Grupo Desportivo do Estreito (Sónia Silva/Lúcia Costa), seguida da equipa do Clube Aventura da Madeira (Nélia Sousa/Sandra Miranda) e na terceira posição o Ludens Clube de Machico (Paula Rodrigues/Inês Fernandes).
Nas equipas mistas Elite, venceu a equipa do ADC Jardim da Serra (Carina Rodrigues/José Ornelas), na segunda posição a equipa do Clube de Montanha do Funchal (Donita Barradas / Vitor Sousa) e na terceira posição a equipa do Clube Montanha do Funchal (Sofia Inácio/Luís Gomes).

Nos seguintes escalões de competição registo para as equipas do Clube Portugal Telecom classificadas no MX40 e MX55, com Ana Abreu e Emanuel Abreu, e Aida Pupo e João Pupo respetivamente.

Nos jovens M20, a equipa do Clube Aventura da Madeira formada pelo Diogo Melim e pelo Filipe Jesus classificou-se com 146 pontos.

Ainda nos escalões abertos, destaque para as vitórias da equipa do Clube de Montanha do Funchal (Honório Teixeira/Bruno Sousa) no percurso de duas horas e para a equipa do Ludens Clube de Machico formada por Domingos Nóia/João Nóia a vencer no percurso de uma hora.

Esta primeira etapa da competição regional foi uma organização do Clube Aventura da Madeira, em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação e Associação de Orientação da Madeira.

O Rogaining é uma modalidade que dá os primeiros passos em Portugal, tendo como características principais ser uma prova de navegação pedestre em estratégia, por todo o tipo de terrenos, disputada por equipas de dois a cinco elementos, e pela longa duração das provas.

O evento contou com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação e Associação de Orientação da RAM, Associação da Madeira de Desporto Para Todos, Quinta do Lorde Resort Hotel – Marina e DRJD.