Dois eventos internacionais vão trazer à Região um total de 1148 nadadores de vários países, segundo foi anunciado hoje em conferência de imprensa realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.
A primeira edição do Europeu Masters de Piscina Curta conta com a participação de 963 nadadores (568 masculinos e 395 femininos), em representação de 432 clubes. Portugal, com 171 atletas, possui a maior comitiva, seguindo-se a de Itália (102), Espanha (127), França (57), Grã-Bretanha (40), e Alemanha (93).
Este evento vai ser realizado durante sete dias (de 19 a 25 de novembro) nas piscinas da Penteada, mas contempla ainda provas em águas abertas.
Para 2 e 3 de dezembro foi reservada a realização da última etapa da Taça do Mundo de águas abertas, prova de apuramento para o Mundial do Qatar que conta com a maior participação de sempre. A competição, que decorre no Lido, conta com provas individuais masculinas e femininas de 10km, no sábado, e de estafeta 4x1500m misto, no domingo.
Deslocam-se à Região 185 nadadores (82 femininos e 93 masculinos) em representação de 29 países. As provas de estafetas vão ser disputadas por 17 equipas. Este evento junta pelo menos 300 pessoas, entre nadadores e staff técnico.
Segundo a organização, todos os nadadores do Top 10 dos últimos mundiais vão estar presentes, tanto na prova de 5km, como na de 10km. Na estafeta só será notada a ausência da Alemanha e Japão do Top 10 Mundial.
"Agradecemos ao Governo Regional, Câmara Municipal do Funchal e Associação Natação Madeira por apoiar a organização de grandes eventos internacionais. O Funchal é hoje uma cidade associada a grandes eventos internacionais. A Madeira sabe receber grandes competições e o primeiro Europeu Masters de piscina curta será, mais um sucesso organizativo. 1110 atletas, 432 clubes, 60% masculinos e 40% feminino.António José Silva, presidente FPN, LEN e vice-presidente da World AquaticsA Taça do Mundo de águas abertas será a maior de sempre jamais realizada a nível mundial com a presença de 200 nadadores, que irão tentar a qualificação para o Mundial do Qatar em fevereiro. Entre os nadadores presentes estarão os melhores atletas a nível mundial. Estão, assim, reunidas todas as condições para que Funchal, Madeira, Portugal possa receber a elite da natação mundial."
"Quero agradecer ao presidente da FPN e AN Madeira por me convidarem para ser embaixadora. É uma honra ser embaixadora e atleta. Será uma experiência única com a presença de grandes nadadores entre eles antigos olímpicos.Susana Gomes, nadadora embaixadora do evento Europeu MastersUma palavra para o meu clube o Naval do Funchal por todo o apoio. Participei em 2018 na Eslovénia e em Roma 2022 mas aqui no Funchal terá um sabor especial pela presença de familiares e amigos. Que este campeonato seja marcado por momentos inesquecíveis."
"O Governo procura a descentralização e a promoção de grandes eventos na Madeira como um desígnio regional. Assim, permite promover o que a melhor a região tem, como é o complexo de piscinas olímpicas, assim como a singularidade do nosso mar."David Gomes, Diretor Regional de Desporto da Madeira
"Estes eventos confirmam a excelência organizativa da Região, da Federação e da Associação. A edilidade agradece a todos os envolvidos que permitem a realização destes eventos. Este é um investimento que tem um elevado valor. Estamos agora a colher os frutos que plantamos em décadas.Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do FunchalA Susana Gomes é um exemplo que permite passar valores às novas gerações. Prova que é possível apostar no desenvolvimento desportivo e social. O desporto vale a pena."
Raul Caires (com FPN)