MADEIRA Meteorologia

Sporting-FC Porto nas 'contas' do título, com Benfica a assistir de longe

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Fevereiro 2023
11:22

O clássico Sporting-FC Porto assume especial importância nas contas do título na I Liga de futebol, com o líder Benfica a assistir de longe, depois de ter antecipado e vencido o seu jogo da 20.ª jornada.

Com jogo grande em perspetiva, no domingo, no Estádio José Alvalade (18:00), e quando os ‘dragões’ perseguem, juntamente com o Sporting de Braga, o Benfica, as ‘águias’ anseiam por deslizes dos seus perseguidores.

Para o FC Porto, a oito pontos da liderança, mas com menos um jogo disputado, é importante sair de Alvalade com uma vitória, enquanto o Sporting, a 15 pontos e também menos um jogo, tenta não ficar ainda mais longe dos lugares de acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada.

O jogo entre ‘leões’ e ‘dragões’ importa também ao Sporting de Braga, terceiro na I Liga - a última vaga de acesso à ‘Champions’, via pré-eliminatórias -, que está a dois pontos do FC Porto e tem mais cinco do que o Sporting.

O jogo, o terceiro esta época entre as duas equipas, acontece duas semanas após a final da Taça da Liga, em Leiria, que o FC Porto venceu por 2-0, já depois de no campeonato ter ganhado por 3-0, no Dragão.

Em ambos, a equipa de Rúben Amorim ficou reduzida a 10 jogadores no último quarto de hora: no campeonato, por expulsão de Pedro Porro, e na Taça da Liga, com a saída de Paulinho, que cumprirá castigo no clássico, depois de ter sido suspenso por três jogos.

No Sporting, já sem Porro, transferido para o Tottenham, Paulinho deverá ser a grande ‘baixa’, enquanto no FC Porto, Otávio e Eustáquio têm estado de fora, lesionados, e Wendell saiu com uma entorse do último jogo no campeonato, com o Vizela.

A continuidade da jornada, que teve início ainda em 26 de janeiro, com a visita do Benfica a Paços de Ferreira (vitória por 2-0), devido ao ‘apertar’ de calendário das ‘águias’, entre o jogo de hoje da Taça de Portugal, fora com o Sporting de Braga, e a visita na próxima semana ao Club Brugge, na Liga dos Campeões, prossegue na sexta e termina na segunda-feira.

Vizela (oitavo) e Desportivo de Chaves (10.º) defrontam-se na sexta-feira, em jogo de meio de tabela, com início às 20:15, e quando ambos estão separados por apenas um ponto, numa jornada que fecha três dias depois, com as receções de Rio Ave (12.º) ao Estoril Praia (14.º) e de Boavista (nono) ao Casa Pia (quinto).

Em Vila do Conde, Rio Ave, sem vencer há seis jogos (três empates e três derrotas), e Estoril Praia, ambos na segunda metade da tabela, procuram inverter a ‘queda’ na classificação, sendo que, antes da visita aos vila-condenses, os estorilistas enfrentam hoje o Boavista, no jogo em atraso da 14.ª ronda.

Um contexto ainda pior vive o Santa Clara, numa série de quatro derrotas e dois empates, com a equipa açoriana, que nesta ronda visita o Arouca (sétimo), no sábado (18:00), no 16.º lugar, de discussão de um play-off de manutenção.

Na luta pela Europa, o Vitória de Guimarães recebe no sábado o Portimonense (11.º) e procura aproveitar o fator casa para ameaçar o Casa Pia, quinto classificado com os mesmos 30 pontos dos vimaranenses.

Finalmente, nota para o Sporting de Braga, que no domingo, já depois do embate entre Sporting e FC Porto, procura na visita ao Marítimo (17.º e penúltimo), a partir das 18:00, tirar o melhor proveito do clássico, quer por aproximação aos ‘dragões’, quer por distanciamento para os ‘leões’, ou até por ambos.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas